Profissionais de saúde participam de capacitação sobre crack
Publicação:
A Secretaria da Saúde, em parceria com o Sistema Mãe de Deus, está promovendo a partir desta sexta-feira (15), em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul, cursos de capacitação sobre crack voltados para profissionais que atuam em Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios de Saúde Mental e hospitais.
A questão do crack fez com que a Secretaria da Saúde, em conjunto com vários segmentos, iniciasse uma série de ações rápidas para enfrentar um problema que preocupa toda a sociedade. A capacitação é uma delas e deverá ser levada também aos municípios de Santana do Livramento, Pelotas, Passo Fundo e Santo Ângelo, informa o diretor do Departamento de Ações em Saúde, Francisco Bastos. O cronograma prevê a realização dos cursos até o dia 13 de setembro.
Os temas propostos para os cursos se constituem em formas que buscam colaborar para a qualificação dos profissionais de saúde, bem como de técnicos e gestores, no sentido de mudar o quadro atual. A proposta que está sendo desenhada para o combate ao uso de crack no RS respeita o Plano Estadual de Saúde Mental e tem na atenção básica seus principais fundamentos.
Ainda de acordo com Francisco Bastos, a criação de incentivos para abertura de leitos em hospitais gerais e para comunidades terapêuticas mostram a determinação do governo estadual em responder ao clamor social diante de um drama que atinge indistintamente todas as classes sociais. O Programa de Prevenção da Violência (PPV), com sua articulação intersetorial, também está contribuindo para esse trabalho.