Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Aprendiz Legal garante formação profissional a jovens da Fase

Publicação:

Juçara ressaltou a importância da formação profissional, o direito à inclusão tecnológica e ao lazer
Juçara ressaltou a importância da formação profissional, o direito à inclusão tecnológica e ao lazer - Foto: Raquel Wunsch

A secretária da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Juçara Dutra Vieira participou da formatura de 200 jovens do programa Aprendiz Legal, que concluíram o seu ciclo no segundo semestre de 2014. Entre os formandos, 16 aprendizes são da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e dos Territórios de Paz (bairros com maior vulnerabilidade social). O evento foi realizado na quarta-feira (12) pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), no Teatro CIEE.

Entre os cursos concluídos pelos jovens da Fase estão: Conservação, Limpeza e Sustentabilidade Ambiental; e Auxiliar de Alimentação: Preparo e e Serviços. "As coisas que dão certo em nosso estado e país é porque, geralmente, resultam de parcerias, como as do poder público com os agentes sociais que se preocupam com a elevação da cidadania. O Aprendiz Legal é isso, porque responde a expectativas de uma juventude que, independente de sua classe social ou de onde vem, tem as mesmas expectativas e tem seus direitos", afirmou Juçara.

A secretária ressaltou ainda a importância da formação profissional, o direito à inclusão tecnológica e ao lazer. O Programa Aprendiz Legal é desenvolvido pelo CIEE-RS em parceria com a Fundação Roberto Marinho tendo iniciado em 2008 com apenas uma turma de aprendizes em Porto Alegre e hoje conta com 6,5 mil jovens em Programa de Aprendizagem em 46 municípios gaúchos. O programa, além de ocorrer nas dependências do CIEE-RS, também é desenvolvido nas Unidades da Fase, onde 220 jovens estão sendo beneficiados com a profissionalização, considerada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente como uma etapa do seu processo educativo.

"Com o Programa Aprendiz Legal contribuimos para a formação dos jovens, para que possam desenvolver as competências e capacidade crítica necessárias para contribuírem como protagonistas no mundo do trabalho e na sociedade como um todo", afirma o gerente de Operações do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto.

Texto: Raquel Wunsch
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul