Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Carretas do Saber, do governo do Estado, está com inscrições abertas para novas turmas em 11 municípios

As estruturas móveis vão capacitar pessoas de diferentes regiões do Estado em cursos da área industrial

Publicação:

Sala de aula   Carretas do Saber   dez25
Carretas incluem sala de aula, laboratórios, oficinas e recursos audiovisuais, funcionando como escolas técnicas itinerantes - Foto: Vitor Rosa/Secom

O governo do Estado está com novas inscrições para cursos de qualificação do Programa Carretas do Saber. São 11 municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Sul que estão recebendo interessados em participar das capacitações. A iniciativa é executada por meio de convênio entre a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai/RS). Com investimento superior a R$ 64 milhões, a ação prevê que as estruturas móveis atendam 131 cidades habilitadas até dezembro de 2026.  

As aulas terão início em 30 de junho, com duração de 15 dias, nos municípios de Alto Alegre, Butiá, Campo Novo, Capão do Leão, Chuí, Coronel Bicaco, Lagoa Vermelha, Nova Palma, Novo Barreiro, Vila Nova do Sul e Quaraí. Em cada município serão formadas duas turmas, com até 15 alunos cada. As unidades móveis são equipadas com salas de aula, laboratórios, oficinas e recursos audiovisuais, funcionando como escolas técnicas itinerantes para a oferta de cursos gratuitos na área industrial.  

O Programa Carretas do Saber tem como objetivo ampliar o acesso à qualificação profissional e, consequentemente, contribuir para o aumento da empregabilidade nas cidades atendidas. O público prioritário inclui mulheres – com a reserva de 50% das vagas ao público feminino –; trabalhadores desempregados, subocupados ou informais; e jovens em busca do primeiro emprego. Os interessados devem procurar as prefeituras para realizar a inscrição.  

Cursos disponíveis

  • Alto Alegre 
  • Butiá 
    • Unidade Móvel: Soldagem 
    • Local de informação: Secretaria de Desenvolvimento 
    • Contato: sec.sedic@butia.rs.gov.br | 51 3270-6000
       
  • Campo Novo 
    • Unidade Móvel: Mecânica de Máquinas Agrícolas 
    • Local de informação: Secretaria de Assistência Social 
    • Contato: smas@camponovo.rs.gov.br | (55) 2013-0080 

  • Capão da Canoa 
    • Unidade Móvel: Alimentos 
    • Local de informação: Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária 
    • Contato: cidadania@capaodacanoa.rs.gov.br | 0800 115 1551
       
  • Chuí 
    • Unidade Móvel: Mecânica de Refrigeração 
    • Local de informação: Secretaria de Indústria e Comércio 
    • Contato: industriaecomercio@chui.rs.gov.br | (53) 3265-1006
       
  • Coronel Barros 
  • Lagoa Vermelha 
    • Unidade Móvel: Energia Fotovoltaica 
    • Local de informação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico 
    • Contato: sde@lagoavermelha.rs.gov.br | 54 3358 9130
       
  •  Nova Palma 
    • Unidade Móvel: Couro e Calçado 
    • Local de informação: Secretaria Saúde e Assistência Social 
    • Contato: (55) 3266-1166
       
  • Novo Barreiro 
    • Unidade Móvel: Automação Industrial 
    • Local de informação: Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 
    • Contato: assistenciapmnb@hotmail.com | (55) 3757 - 1100
       
  • Tucunduva
    • Unidade Móvel: Automação Industrial 
    • Local de informação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio  
    • Contato: planejamento@tucunduva.rs.gov.br | (55) 3542-1022
       
  • Quaraí 
    • Unidade Móvel: Construção Civil 
    • Local de informação: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Empreendedorismo 
    • Contato: desenvolvimentoquarai@quarai.rs.gov.br | (55) 3423-1301
       

Texto: Nathielle Folharini/Ascom STDP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul