Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Carretas do Saber está com inscrições abertas para seleção de municípios gaúchos

Cidades contempladas receberão unidades móveis de qualificação profissional da Escola do Trabalhador e do Microempreendedor

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Trabalho Desenvolvimento Profissional ao centro, logo abaixo de um ícone que representa um crachá dentro do qual há a imagem de uma pessoa ao lado de uma lista de requisitos sendo checados com sinal de visto. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado informa que estão abertas, até 26 de setembro, as inscrições para a seleção de municípios interessados em receber as unidades móveis de qualificação profissional do Programa Carretas do Saber.

A iniciativa será executada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul (Senai RS), integrante do Sistema Fiergs. A ação faz parte da Escola do Trabalhador e do Microempreendedor (ESTM), com investimento de mais de R$ 56 milhões. 

Escolas itinerantes 

As carretas funcionarão como escolas técnicas itinerantes. Equipadas com salas de aula, laboratórios, oficinas e recursos audiovisuais, as unidades serão deslocadas para os municípios contemplados para a oferta de cursos gratuitos na área industrial, com o objetivo de proporcionar acesso à qualificação e aumentar a empregabilidade na região.

Cada cidade terá duas turmas de 15 participantes. Nos cinco anos de execução do programa, estão previstos mais de 400 atendimentos e aproximadamente 12 mil alunos capacitados.

“O Programa Carretas do Saber é mais uma política pública criada pelo Estado para garantir acesso à qualificação profissional. O mercado de trabalho tem vagas abertas todas as semanas, mas não encontramos pessoas preparadas para ocupar esses espaços. Com as escolas técnicas itinerantes vamos levar formação profissional e oportunidades onde o asfalto não chega, até nos municípios mais distantes e onde nunca houve acesso a uma escola técnica. Nosso maior compromisso é com as pessoas, não vamos parar até alcançarmos a todos’’ ressalta o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella.

Critérios de seleção

Municípios que não possuam vias asfaltadas, com difícil acesso, sem escolas de formação (como Senai, Senac ou Institutos Federais), não contemplados em programas estaduais anteriores de qualificação e que optem, como primeira opção, por cursos alinhados à demanda local terão preferência na seleção. 

Unidades disponibilizadas

Serão disponibilizadas unidades móveis de:

  • energia fotovoltaica;
  • automação industrial;
  • couro e calçado;
  • usinagem CNC (produção de peças de alta precisão);
  • alimentos;
  • mecânica de máquinas agrícolas;
  • construção civil;
  • mecânica de veículos;
  • mecânica de refrigeração;
  • energias renováveis;
  • soldagem.


Contrapartida dos municípios

As prefeituras selecionadas poderão escolher a unidade conforme a sua preferência, assim como as qualificações profissionais que serão realizadas. 

Em contrapartida, os municípios devem garantir a infraestrutura mínima para operação da carreta, como energia elétrica, banheiros e segurança. Também é necessário divulgar as qualificações profissionais, priorizar trabalhadores desempregados ou subocupados e mulheres, além de realizar uma formatura após o encerramento dos cursos. 

Cronograma 

As inscrições estão abertas até o dia 26 de setembro, mediante preenchimento de formulário no site da STDP e envio de declarações comprobatórias.

A divulgação do resultado e do calendário de atendimento será no dia 10 de outubro. Haverá, ainda, um período para recursos. O início das aulas está previsto para novembro. 

Texto: Mariana Souza/Ascom STDP
Edição: Anderson Machado/Secom
Portal do Estado do Rio Grande do Sul