Programa de Cooperação lança rede de salões de beleza e estéticas
Publicação:
Atuar de forma cooperada e estabelecer políticas conjuntas de gestão para superar fragilidades, sem afetar a individualidade e as decisões do empresário, é o objetivo da Rede Belcoop, que será lançada nesta segunda-feira (18) pelo Programa Redes de Cooperação. A cerimônia de inauguração ocorre às 17h, no Clube do Comércio (Rua Ramiro Barcelos, 360), em São Jerônimo.
A rede compreende 12 empresas dos segmentos de salão de beleza e estética, estabelecidas em Arroio dos Ratos, Charqueadas, São Jerônimo e Triunfo, municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. A Belcoop foi organizada pelo Programa Redes de Cooperação, em parceria com a Fundação Ulbra e a Universidade Luterana do Brasil/Campus São Jerônimo. O programa é desenvolvido pelo governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).
O diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa da SDECT, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca que "a ideia central do Programa Redes de Cooperação é fomentar a cooperação entre empresas, gerar um ambiente estimulador ao empreendedor e fornecer suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das empresas associadas".
Entre outros benefícios propiciados aos empresários que aderem ao programa, Hundertmarker ressalta a importância dos cursos de capacitação ofertados pelo Redes de Cooperação para sanar dificuldades, suprir carências e preencher lacunas identificadas em diferentes áreas pelos consultores.
Nesse sentido, anuncia a realização de palestra sobre gestão para salão de beleza, que vai anteceder a solenidade de inauguração da Belcoop e vai reunir os sócios e empresários interessados em integrar a rede. Também antecipa que, na oportunidade, será apresentada a proposta de curso de capacitação a ser iniciado na mesma semana de inauguração da rede.
O programa gaúcho é referência nacional na área da cooperação empresarial. Atualmente estão em funcionamento no Rio Grande do Sul 260 redes, constituídas em parceria com as universidades regionais gaúchas, por meio de convênio. As 7.132 empresas gaúchas associadas em rede respondem pela geração de 81 mil empregos diretos e abrangem 72 segmentos da economia.
Texto: Imprensa/SDECT
Edição: Cristina Lac/CCom