Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa de gestão do governo Yeda recupera Companhia Estadual de Silos e Armazéns

Publicação:

No dia em que completa 57 anos de atividade, a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) ganhou um importante presente: o atestado de que é viável economicamente e capaz de ser indutora do crescimento e do desenvolvimento dos pequenos produtores
Programa de gestão do governo Yeda recupera Companhia Estadual de Silos e Armazéns

No dia em que completa 57 anos de atividade, a Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) ganhou um importante presente: o atestado de que é viável economicamente e capaz de ser indutora do crescimento e do desenvolvimento dos pequenos produtores gaúchos. O levantamento de campo que leva a este resultado foi realizado por técnicos da Emater e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) em todas as unidades da estatal nesta terça-feira (29). Os dois frigoríficos vinculados à Companhia serão auditados em um segundo momento.

A auditoria foi solicitada à Cage pelos secretários Geral de Governo, Ana Pellini, e da Agricultura, João Carlos Machado, e pelo presidente da Cesa, Juvir Mattuella, com a finalidade de aferir se houve melhoria na administração, após a adoção dos processos de gestão determinados pela governadora Yeda Crusius. Os programas de gestão que adotamos no início do governo estão recuperando a empresa e  recolocando-a no caminho do desenvolvimento. Os números vêm provando que somos superavitários e que a Companhia é viável, declarou Mattuella.

No processo de auditoria, a Cage solicitou auxílio de técnicos da Emater para levantamentos quantitativo e qualitativo dos estoques, já que não possui profissionais especializados para esse fim. A Cage também fez controle de pessoal, de tributos e da estrutura funcional. Desde o dia 15 de outubro, a Cesa deixou de constar no Cadastro Informativo de Créditos Não-quitados do Setor Público Federal (Cadin) e voltou a estar habilitada a participar de programas nacionais em benefício direto de milhares de pequenos e médios produtores do Rio Grande do Sul.

Uma das preocupações do governo foi reestruturar a Companhia, começando pela regularização das dívidas, repactuando o passivo. Com a colocação em dia de débitos atrasados com Receita Federal, INSS, FGTS e prefeituras, referentes a passivos de mais de 15 anos, a Cesa voltou a ter acesso a programas como os de armazenagem, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento, e a programas de aquisição de alimentos. A melhoria de gestão e a constante busca pela qualidade nos processos - iniciadas no primeiro dia do atual governo nos órgãos estaduais - prosseguirá em 2010.

A Cage sempre faz sugestões e recomendações aos órgãos auditados por ela. Recomendações essas que serão acatadas pelo governo para que a Cesa fique em condições ainda melhores de atender seus clientes, disse a secretária-geral de Governo, Ana Pellini.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul