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Programa de Levantamento da Situação Escolar é apresentado na Seduc

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O secretário da Educação, José Clovis de Azevedo, recebeu, nesta quinta-feira (27), o consultor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC), José Parente Filho. Na oportunidade, foi realizada uma apresentação sobre o programa de Levantamento da Situação Escolar (LSE). O objetivo da visita do técnico foi demonstrar à Secretaria Estadual da Educação (Seduc) a utilização e os benefícios da ferramenta tecnológica de coleta de informações e diagnóstico da rede estadual de ensino.

De acordo com Azevedo, é importante o Estado ter conhecimento de dispositivos como o LSE, que auxiliam na gestão na rede pública estadual, possibilitando uma melhora organizacional e abordando as reais necessidades estruturais e de equipamento das escolas. Durante o encontro, José Parente Filho abordou as etapas necessárias para a utilização do sistema, como formação dos usuários e o preenchimento dos dados necessários e explicou os benefícios do uso dos recursos da ferramenta eletrônica, que baliza a situação detalhada de cada escola, e disponibiliza dados para a União, estados e municípios.

Estes dados compreendem as necessidades e custos para adequação e melhoria da rede pública de ensino, focando no aprendizado do aluno. Ao final do encontro ficou acordado que será feita análise mais detalhada da utilização deste programa pela Secretaria Estadual da Educação.

Programa de Levantamento da Situação Escolar (LSE)

O Levantamento da Situação Escolar é uma tecnologia de gestão da rede pública de educação desenvolvida e testada pelo FNDE. Por meio da coleta de informações sobre as escolas de educação básica e profissionalizante, tem por objetivo assegurar o cumprimento dos Padrões Mínimos de Funcionamento da Escola estabelecidos pelo Ministério da Educação e certificar a rede física prevista nos Planos de Ações Articuladas (PAR). O LSE detecta as necessidades de reforma e ampliação de prédios escolares e de aquisição de mobiliário e equipamento, possibilitando o estabelecimento das prioridades de atendimento dentro da rede pública de educação.

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