Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa de serviços especializados em saúde da mulher será lançado na quinta-feira (19)

Leite lançará programa que tem como principal objetivo da estratégia reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero e de mama

Publicação:

Card em fundo cinza escuro, no qual está escrito Aviso de Pauta ao centro, logo abaixo de um ícone de uma folha de papel com sequência de quadrados e linhas representando uma agenda. No canto inferior direito está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), lançará na quinta-feira (19/12) os primeiros Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher). O principal objetivo da estratégia é reduzir a mortalidade por câncer de colo de útero e de mama. O ato de lançamento ocorrerá no Palácio Piratini, com as presenças do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann.  

Na oportunidade serão conhecidos os primeiros serviços a serem implementados no Estado. O programa prevê que o atendimento será ambulatorial especializado em linhas de cuidado da saúde da mulher, a partir da atenção primária de saúde que faz a detecção do problema. Serão diagnosticados e tratados, em tempo hábil, agravos como câncer de útero, câncer de mama, problemas de endometriose, miomatose, infertilidade, planejamento reprodutivo e climatério.  

Para entrarem em funcionamento, os serviços selecionados estarão aptos a receberem incentivo estadual para implantação de R$ 200 mil, em parcela única, e R$ 125 mil mensais para custeio.  

Aviso de pauta 

O quê: lançamento do programa de Serviços Especializados de Referência à Saúde da Mulher (SERMulher)
Quando: quinta-feira (19/12), às 15h30
Onde: Palácio Piratini (Praça da Matriz, Porto Alegre) 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul