Programa Dev the Devs forma primeira turma de estudantes desenvolvedores

Devs
Governador Ronalfo participou da entrega de certificados em evento no Tecnopuc - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Lançado em setembro do ano passado, o programa Dev The Devs chegou, nesta segunda-feira (6/6), à última etapa no processo de formação de estudantes como desenvolvedores. Com 240 horas-aula em formato on-line, o programa representou uma oportunidade para os jovens da rede estadual gaúcha se prepararem para o mercado de trabalho com novos conhecimentos sobre conceitos de computação, funcionamento da internet e impacto na programação, assim como de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web.

“A educação tradicional é indispensável, mas não podemos ficar somente nisso. Temos de avançar, e é exatamente o que estamos celebrando. Não adianta falar em inovação e tecnologia sem ações concretas. E nosso governo tem tomado diversas iniciativas nesse sentido. Recriamos a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) justamente para darmos especial atenção a esse tema, trouxemos eventos internacionais, como o South Summit Brazil, e estamos investindo R$ 112,3 milhões no Avançar na Inovação”, afirmou o governador Ranolfo Vieira Júnior.

O evento para entrega dos certificados aos estudantes que concluíram o curso, contou com a participação do governador e da secretária da Educação, Raquel Teixeira. O Dev the Devs tem o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), sendo uma correalização do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e da Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS).

As mil vagas disponibilizadas (500 para meninos e outras 500, para meninas) foram preenchidas em poucas semanas, contemplando alunos da rede estadual de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Desse total, 455 jovens venceram todas as etapas de capacitação iniciadas ainda em novembro, o que incluiu aulas mesmo no período de recesso escolar, e receberão o certificado por via digital.

Educação transformadora

“A evolução da informática, das tecnologias da informação e da comunicação no RS é algo visível e que cresce a passos largos. Se não oferecermos uma situação em sintonia com o espírito do tempo, essa educação vai se tornar obsoleta e irrelevante, mas as mudanças às vezes são lentas, e precisamos da parceria da sociedade. Esse é um exemplo de educação transformadora, que abre oportunidades para os gaúchos”, reforçou a secretária Raquel.

O evento de conclusão reuniu oito formandos representando cada uma das macrorregiões do Inova RS, que representam os ecossistemas regionais de inovação do Estado (Metropolitana e Litoral Norte, Sul, Fronteira Oeste e Campanha, Central, Vales, Noroeste e Missões, Produção e Norte e Serra e Hortênsias).

Ao longo do programa, professores e profissionais de Ambientes de Inovação de cada uma dessas regiões contribuíram para o engajamento e conexão dos estudantes com oportunidades locais. Na região Metropolitana, 48 formandos do Dev the Devs participaram da seleção do Full Stack Social, programa Jovem Aprendiz que é realizado pelo Centro Social Marista em parceria com o Tecnopuc. Oito desses jovens estão aptos para iniciar a trajetória profissional nas empresas de tecnologia parceiras do programa.

O Dev The Devs contou também com apoio da Secretaria da Educação, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia e do Inova RS. A nova etapa do programa será ampliada para toda a região Sul, com vagas para 2,1 mil alunos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Texto: Pepo Kerschner/Ascom BRDE