Programa Galpão Nativo, da TVE, presta homenagem a José Cláudio Machado e Rui Biriva
Publicação:
O programa Galpão Nativo deste domingo (27), às 11h, na TVE, exibe um programa especial em homenagem aos cantores José Cláudio Machado e Rui Biriva, ambos falecidos em 2011. Para a elaboração do especial, foram utilizadas imagens do acervo da TVE contemplando os programas Paralelo Sul, Povo Gaúcho, Estação Cultura, Jornal da TVE e do próprio Galpão Nativo.
Os artistas
José Cláudio Machado é natural da cidade de Tapes. O intérprete nasceu e foi criado no campo e nesse meio buscou a inspiração para suas composições e seu canto. Venceu a segunda edição da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana com o clássico Pedro Guará, parceria com Claudio Boeira. Tornou-se inspiração para os cantores que, em seguida, firmaram um espaço para a música essencialmente campeira no Estado.
Na década de 1970, integrou o grupo os Teatinos, ao lado de Glênio Fagundes, Marco Aurélio Campos e Paulo Fagundes. Fez parcerias com Jayme Caetano Braun e interpretou obras de Mauro Moraes. Participou ainda do conjunto Os Serranos. Durante a carreira, foram 20 trabalhos lançados, entre os quais parceiras com Luiz Marenco e um disco todo em espanhol.
Rui Biriva (Rui da Silva Leonhardt) nasceu em Horizontina e, com apenas 12 anos, já andava pelos festivais de música estudantis. Foi na Seara da Canção, no ano de 1982, em Carazinho, defendendo a composição Birivas, de Airton Pimentel, que passou a adotar o apelido que define os tropeiros de gado como seu nome artístico.
Durante a carreira foram 14 discos lançados, Troféu Guri, Top of Mind da Revista Amanhã como cantor regional e inúmeras premiações no cenário da música regional gaúcha. Entre seus maiores sucessos, estão Tchê Loco, Quebrando Tudo, Canção do Amigo e Castelhana, esta composta em parceria com o cantor Elton Saldanha. De 2003 a 2010 apresentou o programa Paralelo Sul, da TVE.
O Galpão Nativo tem reprise na quarta-feira (30), às 23h, e no sábado (02), às 6h. Curta a página do Galpão no Face: www.facebook.com/galpaonativo e siga no Twitter: @galpaonativo.
Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305