Programa Gaúcho do Artesanato participou de feira em Pernambuco
Publicação:
As peças de 65 artesãos gaúchos foram transportadas até Olinda em um caminhão baú do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e expostas em um estande de 35m² na feira. De acordo com a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato, Marlene Garcia, “o evento foi excelente e as vendas superaram as expectativas”. O artesanato típico regional foi o produto mais vendido no espaço do Rio Grande do Sul na Fenearte, como, por exemplo, objetos de decoração produzidos com ferradura, chinelos e bolsas de couro, poncho e peças de cutelaria.
Ainda, pela primeira vez, o PGA expôs e comercializou peças de um detento da Cadeia Pública de Porto Alegre. O apenado produz objetos de decoração, como barco e a figura do gaúcho, em resina.
Promovida pelo PAB, a Fenearte é considerada a maior feira de artesanato da América Latina. O evento serve para valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.
PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. O programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.
Texto: Jaíne Martins/ Ascom FGTAS
Edição: Léa Aragón/ Secom