Programa Mobiliza aborda pesquisas de intenção de voto
Publicação:
O Mobiliza estreia nova temporada nesta terça-feira (26), às 23h30, na TVE. O primeiro programa aborda um tema muito relevante em época eleitoral: pesquisas de intenção de voto. No estúdio, o apresentador Leandro Olegário recebe Paulo Di Vicenzi, consultor de marketing; Osvaldo Biz, professor e jornalista; e Rodrigo Zilio, promotor eleitoral.
Hoje em dia, em países democráticos, é impensável pensar em uma corrida eleitoral sem a existência de pesquisas de intenção de voto. Em tese, elas devem prever, com uma pequena margem de erro, as escolhas dos eleitores no dia da eleição. Partidos políticos, candidatos, marqueteiros políticos, imprensa e boa parte do público aguardam com expectativa esses resultados.
Mas como essas pesquisas são vistas pela sociedade em geral? Como são elaboradas e qual o seu grau de precisão? Elas realmente influenciam o voto do eleitor? Até que ponto condicionam as estratégias de legendas e candidatos? Essas são algumas das perguntas que os debatedores tentam responder no programa. O Mobiliza também pode ser conferido no sábado, às 14h.
Texto: Assessoria Fundação Piratini
Edição: Redação Secom