Programa Partiu Futuro Reconstrução abre inscrições para intercâmbio na Espanha
Jovens de Porto Alegre e Canoas serão selecionados para viagem de sete dias
Publicação:

O Programa Partiu Futuro Reconstrução abriu, nesta quinta-feira (17/7), as inscrições para que participantes de Porto Alegre e Canoas realizem um intercâmbio cultural em Barcelona e Valência, na Espanha. As inscrições vão até 25 de julho.
O programa é uma iniciativa do governo, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da entidade qualificadora Renapsi, com a tecnologia social Demá Aprendiz.
Serão selecionados para a viagem três jovens de Porto Alegre e dois de Canoas. Entre os critérios de seleção está a análise das notas do primeiro semestre de 2025 para aqueles que ainda cursam o Ensino Médio ou Superior. Para quem já concluiu os estudos, serão consideradas as notas do 3º ano do Ensino Médio.
Em caso de empate, terão preferência candidatos com maiores notas em Matemática e Língua Portuguesa. Por fim, será avaliado o desempenho do jovem no programa, considerando assiduidade, participação nas aulas e comportamento.
“A participação dos nossos jovens em uma viagem internacional é uma oportunidade educacional e uma ampliação de horizontes. Que a nossa juventude possa sonhar mais alto, se qualificar e voltar com experiências que transformem realidades”, destaca o titular da Sedes, Beto Fantinel.
A diretora executiva da Renapsi, Aline Ferreira, reforça o caráter inspirador da iniciativa. “Esses jovens terão uma experiência internacional, passarão a enxergar o mundo sob novas perspectivas e voltarão para o Brasil com um olhar global, vislumbrando possibilidades antes inimagináveis para suas vidas e carreiras. Eles se tornam referências para suas comunidades, inspirando outros a acreditarem em seus próprios potenciais”, analisa.
Os cinco jovens selecionados participarão de uma viagem de sete dias, com todas as despesas pagas pela Renapsi – incluindo emissão de documentação, passagem aérea, hospedagem, alimentação, translados e passeios.
Partiu Futuro Reconstrução
Lançado em 2024, o Partiu Futuro Reconstrução foi criado para dar suporte a jovens de 14 a 22 anos incompletos, atingidos pelas enchentes no Estado e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Foram selecionados 1,5 mil jovens, entre estudantes e egressos da rede pública de ensino, que têm atuado como aprendizes em órgãos públicos municipais, estaduais ou federais.
Os jovens têm direito a carteira assinada, jornada de 20 horas semanais, bolsa-auxílio de R$ 828,26 e vale-alimentação de R$ 550. Além da experiência prática, eles têm acesso a aulas teóricas, acompanhamento psicológico, orientação jurídica, reforço escolar, telemedicina e seguro.
O programa é executado pela Demà Jovem by Renapsi, em Porto Alegre e Canoas, e pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) nos outros 21 municípios abrangidos do interior do Estado.
A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, programa de Estado liderado pelo governador Eduardo Leite e criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Texto: Ascom Sedes
Edição: Secom