Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa PIM é apresentado ao Banco Mundial e Fundação Bernard van Leer

Publicação:


Uma missão internacional, integrada pelo economista da Região África do Banco Mundial, Marito Garcia, e pelo oficial de Programa da Fundação Bernard van Leer/Holanda, Leonardo Yánez ,esteve no Rio Grande do Sul nesta semana com o objetivo de conhecer o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e acompanhar o atendimento realizado junto às famílias com crianças de zero a seis anos. Na quarta-feira (11), o grupo esteve em Encruzilhada do Sul, município que conta com seis visitadoras e atende cerca de 200 crianças. A cidade foi escolhida para a visita por estar projetando a implantação do PIM em áreas quilombolas.

Em Encruzilhada do Sul, os visitantes puderam observar dois atendimentos: um na modalidade de atenção individual, realizado na residência de uma das famílias atendidas, e o outro na modalidade de atenção grupal, no centro comunitário. Depois de conhecer as atividades práticas desenvolvidas pelas visitadoras junto às crianças e mães, Marito Garcia, do Banco Mundial, destacou a qualidade do programa e falou da possibilidade de exportar e implantar a metodologia do PIM em países da África com culturas quilombolas.

A intenção também é compartilhada por Leonardo Yánez, oficial da fundação holandesa, que pretende viabilizar a expansão da experiência gaúcha, junto à população indígena, em outros estados brasileiros. A fundação é uma instituição beneficente internacional com sede nos Países Baixos que atua nos cuidados e atenção à primeira infância.

Na quinta-feira (12), a missão foi recebida pelo secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, em Porto Alegre, para uma apresentação formal do Primeira Infância Melhor. Com oito anos de funcionamento, o PIM atende mais de 58 mil crianças em situação de vulnerabilidade social e está implantado em 253 municípios gaúchos.

Texto: Andréa Menezes

Edição: Palácio Piratini (51)3210-4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul