Programa social da Ceasa doa brinquedos e alegra Natal de crianças carentes
Publicação:

Ação solidária da Ceasa/RS proporcionou um Natal mais alegre a 120 crianças carentes atendidas na Instituição de Educação Infantil Pé de Moleque, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. Na manhã desta quinta-feira (21), o ônibus-escola do programa social Prato para Todos levou à instituição a doação de brinquedos aos pequenos, com idade entre zero e seis anos.
“Desde que o Governo Sartori assumiu, a secretária Maria Helena Sartori decidiu que déssemos uma alegria extra para essas crianças em datas festivas. A Ceasa já entrega alimentos diariamente a famílias carentes, mas, no Natal e no Dia da Criança, distribuímos brinquedos em algumas creches de Porto Alegre, com a colaboração de parceiros”, ressaltou o presidente da Ceasa, Ernesto da Cruz Teixeira.
Em parceria com o sistema Fecomércio/Sesc, o veículo percorre 350 entidades e associações comunitárias de Porto Alegre, onde nutricionistas ensinam receitas com partes não convencionais dos alimentos para estimular o combate ao desperdício. Além disso, o programa beneficia cerca de 50 mil pessoas de baixa renda todos os meses. Metade das crianças recebem verduras, legumes, frutas, hortaliças e pães. A Ceasa possui um cadastro das instituições beneficiadas, que são monitoradas sistematicamente, como creches comunitárias, instituições filantrópicas, asilos e entidades, oficialmente registradas, que tratam de crianças ou pessoas em vulnerabilidade social.
Administrada pela Associação do Loteamento Tresmaiense, a creche Pé de Moleque foi criada em 2012, em convênio com a prefeitura. Ao todo, 16 funcionários trabalham no local em turno integral. O presidente da associação, Airton Merel, agradeceu a atenção do governo do Estado e afirmou que o trabalho feito na creche é gratificante.
“Fazemos tudo com muito amor e carinho. A gente vê a alegria deles, nos chamando pelo nome, não tem preço que pague isso. Com essa ajuda da Ceasa e do governo, a gente fica sem palavras. Não é só hoje que recebemos apoio. O ano inteiro a instituição recebe alimentos do programa. Eles ficaram muitos felizes com os presentes”, destacou.
O Prato para Todos também atua na reinserção social, já que jovens voluntários que estão em tratamento contra drogas e alcoolismo ficam responsáveis por separar os hortifrutigranjeiros, preparar kits e entregá-los a famílias e instituições.
Lançado em outubro de 2015, o programa foi idealizado pela Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, além de parcerias com o Sistema Fecomércio/Sesc e Seven Boys.
Texto: Leonardo Souza
Edição: Léa Aragón/ Secom