Programa Troca-Troca de Sementes é reaberto pelo governo para atingidos pelas enxurradas
Publicação:
O governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (8), que o programa Troca-Troca de Sementes, que possibilita a compra de sementes de milho e forrageiras, já findo para esta época, está reaberto para os agricultores atingidos. Também os recursos da Consulta Popular de 2010 serão liberados para aqueles municípios ainda em janeiro, ocorrendo o mesmo com o saldo remanescente de 2005 - o único que falta pagar.
Outras medidas como renegociação das dívidas junto a instituições bancárias, ou mesmo anistia, terão o apoio do governo estadual que facilitará os encaminhamentos das negociações.
O secretário da Agricultura do Estado, João Carlos Machado, esteve reunido com prefeitos, vereadores e lideranças do meio rural do Vale do Taquari, em Marques de Souza, para tratar das necessidades dos municípios da região atingidos pelas cheias do dia 4 de janeiro.
Até o momento, são 62 cidades afetadas pelos desastres naturais, acarretando danos ainda não calculados em sua exatidão. De acordo com o secretário, a Emater-RS começa a realizar esse levantamento. Técnicos da instituição farão os laudos, contabilizando os prejuízo, quando então se saberá o valor mais preciso das perdas ocorridas naquela região.
As respostas imediatas da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa) são empréstimos de máquinas como escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira, caminhões e patrolas, para auxílio em ações como desassoreamentos dos rios, terraplanagem e carregamento de material.
O secretário de Obras Públicas do Estado, José Carlos Breda, presente ao encontro, lembrou que o Rio Grande do Sul é o 2º lugar, no mundo, suscetível para sofrer esses eventos climáticos que se está vendo. Ele defendeu um plano de recuperação em moldes diferentes dos atuais, a fim de fortalecer as defesas do meio ambiente em episódios como esses.
Lembrando da importância do Plano de Trabalho que deve acompanhar os processos de pedido de emergências enviados pelas prefeituras, o major Aurivan Chiocheta, subchefe estadual da Defesa Civil, salientou que as conferências serão realizadas em Porto Alegre, inclusive aquelas dirigidas ao governo federal. Disse ele que as administrações estadual e federal trabalharão juntas para agilizar os encaminhamentos das demandas.