Programação da Festa do Colono e Motorista de Nova Pádua vai até final de julho
Publicação:
Para homenagear e valorizar imigrantes italianos, colonos e motoristas, a prefeitura de Nova Pádua, com apoio da Emater RS-Ascar, Associação Vêneta e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promove, desde o último domingo (2), a Festa do Colono e do Motorista.
Neste ano, o evento terá cerca de um mês de programação (até 30 de julho) e retoma o tradicional desfile e bênção de tratores e caminhões ao longo da Avenida dos Imigrantes, além de outras atrações, como Show de Calouros, missa celebrada em 'talian', almoço típico, torneio de bochas e palestras.
Inserida na programação, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), a Emater RS-Ascar de Nova Pádua organizou oficinas sobre crédito rural, Proagro, seguro agrícola e planejamento, nas comunidades de Travessão Cerro Largo, Bonito, Divisa e Curuzzú.
O engenheiro agrônomo da Emater RS-Ascar, William Heintze, falou sobre as taxas de juros para os créditos de custeio e investimento no Pronaf, linhas de financiamento para a agricultura familiar, enquadramentos, documentação necessária para acessar cada linha de crédito, além das responsabilidades do produtor rural em relação à documentação para crédito de custeio e Proagro, em caso de frustração de safra. Os agricultores também foram orientados quanto à utilização de equipamento de proteção individual (EPI) para trabalhar com agrotóxicos, com a apresentação de um modelo mais moderno e confortável.
Também integra a programação o 1º Seminário sobre Bovinocultura, que acontece no dia 20 de julho, a partir das 14h, no salão paroquial. Haverá palestras sobre conforto animal em sistemas de compostagem na produção leiteira, com o médico veterinário Perci Janzen; gestão e sucessão familiar, com o engenheiro agrônomo da Emater RS-Ascar, Arnaldo Basso; e período de transição de vacas leiteiras, com o zootecnista Edivan de Jesus.
Texto: Ascom/Emater RS-Ascar
Edição: Sílvia Lago/Secom