Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programação do Cosud terá discussão de 21 grupos técnicos, coletivas e reuniões de governadores do Sul e Sudeste

Publicação:

Palácio Piratini   fachada 2023
O encerramento e a leitura da Carta de Porto Alegre serão realizados no Palácio Piratini - Foto: Gustavo Mansur/Secom

A capital do Rio Grande do Sul recebe, de 29 de fevereiro a 2 de março, a 10ª edição do encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento reúne governadores e equipes técnicas da administração pública dos sete estados que compõem o grupo, com objetivo de debater políticas públicas para melhorias nas unidades federativas e no âmbito nacional.

A programação do evento tem início na quinta-feira (29/2), com o credenciamento dos participantes às 15h, na Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). A abertura oficial acontece às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da Ospa. Logo na sequência, às 18h, os governadores dos sete estados-membros do Cosud participam de uma coletiva de imprensa, na Sala de Recitais.

A sexta-feira (1/3) será dedicada às reuniões dos grupos técnicos (GT), formados por representantes dos governos estaduais, com especialidade ligada ao tema de cada GT. Os grupos serão distribuídos entre dois espaços: 19 no Campus Porto Alegre da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e dois no Theatro São Pedro. Nesta edição, serão discutidos 21 temas: Agricultura e Pecuária, Cultura, Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Profissional, Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento, Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher, Educação, Esportes, Fazenda e Previdência, Governança do Cosud, Habitação e Obras, Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano, Inovação e Inclusão Digital, Malha Ferroviária, Meio Ambiente, Planejamento e Governo Digital, Procuradoria-Geral do Estado, Saúde, Segurança Pública, Transparência, Controladoria e Ouvidoria e Turismo.

Ainda no segundo dia, os sete governadores se reunirão para tratar de tópicos de interesse entre os estados-membros às 11h, 14h e 16h. Para fechar a sexta-feira, será realizado um coquetel de confraternização para governadores, secretários e convidados do evento.

No sábado (2/3), último dia do Cosud, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, acontece a cerimônia de encerramento e a leitura da Carta da edição, às 10h. O documento será redigido com base nos pontos de destaque das discussões dos grupos técnicos. Após a cerimônia, às 12h, os governadores participam da última coletiva de imprensa, para falar sobre os compromissos firmados entre os integrantes do Consórcio.

O mapa com indicação dos principais locais de realização do Cosud pode ser acessado neste link e uma lista com os locais de reunião de cada grupo técnico pode ser encontrada aqui.

Sobre o Cosud

Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e impulsionar ações econômicas e ambientais para o Brasil.

Com mais de 114 milhões de habitantes, esses estados respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao fim de cada encontro, os governadores assinam uma carta na qual reforçam os compromissos assumidos ao longo do evento. O documento desta edição será lido durante a solenidade de encerramento.

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul