Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Arte Contemporânea.RS lança catálogo impresso e digital com 1.843 obras de 928 artistas

Marco nas artes visuais do Estado, o trabalho inclui publicação do acervo do Macrs e exposição

Publicação:

Pasquetti MAC1835
Obra de Carlos Pasquetti que integra o acervo do Macrs - Foto: Acervo Macrs

O projeto Arte Contemporânea.RS, construído a partir do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs), será lançado na quinta-feira (29/4), com a apresentação do catálogo das obras da instituição. O trabalho minucioso, feito por uma equipe coordenada pela gestora cultural Vera Pellin e orientada pela pesquisadora e curadora do projeto Maria Amélia Bulhões, catalogou 1.843 obras de 928 artistas.

Em edição trilíngue (português, espanhol e inglês), o catálogo terá versão digital hospedada em site específico do projeto (www.acervomacrs.com), disponibilizado também em todas as redes sociais do Macrs. A versão impressa, composta por 304 páginas, com tiragem de 1,2 mil exemplares, será distribuída entre instituições de artes visuais e a Associação dos Amigos do Macrs (AAMACRS).

MAC 1757 Sandro Ka Venus (2)
Obra de Sandro Ka - Foto: Fabiano Panizzi

O projeto prevê ainda uma grande exposição com curadoria de Maria Amélia Bulhões nas galerias Xico Stockinger e Sotero Cosme e no espaço Vasco Prado, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Serão apresentadas na mostra mais de 60 obras em diferentes suportes, marcando a diversidade e representatividade do acervo. O lançamento do catálogo e a exposição serão simultâneos, de forma presencial ou virtual, conforme o protocolo de restrições estabelecido pelas autoridades locais mediante o cenário de pandemia vigente.

“A sociedade se organiza em torno da arte e da cultura, este bem material e imaterial a que todo cidadão tem o direito e necessita usufruir. A arte torna a sociedade mais humana e viva. Os artistas, através de suas vivências sensíveis e estéticas, cumprem o seu papel social. Esta foi a principal motivação para organizarmos o projeto Arte Contemporânea.RS”, afirma Vera Pellin, organizadora e coordenadora do projeto.

MAC 1022 Nuno Ramos Sem titulo
Obra de Nuno Ramos - Foto: Acervo Macrs

Arte Contemporânea.RS foi realizado pela Digrapho Produções Culturais, por intermédio do edital de Produções Culturais e Artísticas, promovido pela Sedac, com recursos da Lei Aldir Blanc.

A iniciativa proporcionará o crescimento e o desenvolvimento das artes visuais no Estado, agregando legitimidade e valor às obras dos artistas e possibilitando que sejam conhecidas com profundidade, tanto pela sociedade, como por pesquisadores, galeristas e colecionadores.

“Considero este projeto muito importante para as artes visuais no Rio Grande do Sul e no Brasil e me sinto feliz por fazer parte dele. Foi um grande desafio realizá-lo no prazo exíguo que tivemos, mas tenho certeza que o resultado compensará”, afirma Maria Amélia Bulhões, pesquisadora e curadora responsável pela catalogação. "Dar visibilidade à sua coleção é uma das mais importantes tarefas de um museu de arte. Poder me debruçar sobre este acervo para compreendê-lo e valorizá-lo é uma travessia plena de emoção.”

Esta publicação é muito importante para as artes visuais. Por meio dela, será possível ampliar estudos sobre a produção artística contemporânea no Rio Grande do Sul, mediante o fomento de novas pesquisas acadêmicas e escolares, dissertações e teses, curadorias e exposições, bem como estimular a política de empréstimo de obras para outras instituições no Estado, no país e no exterior.

“O catálogo geral de obras é resultado de um projeto cultural tão corajoso quanto responsável, que lançou um olhar de lupa sobre o museu, colocando em evidência a totalidade das obras do seu acervo e tornando esse patrimônio artístico acessível, de modo permanente, em toda sua amplitude, por meio impresso e digital”, afirma o diretor do Macrs, André Venzon. “As publicações desse trabalho de catalogação e pesquisa, além de essenciais para todos que desejam conhecer mais sobre a arte contemporânea brasileira, também são um forte testemunho da consistência do caminho do Macrs, de resgate da importância da trajetória desses artistas, gestores, servidores, estagiários e colaboradores, que construíram a história da instituição, ao longo de três décadas, para as futuras gerações.”

MAC 1731 Walmor Correa
Obra de Walmor Corrêa - Foto: Igor Sperotto

O processo, realizado em etapas pela equipe – pesquisar, documentar, digitalizar, editar e imprimir –, demandou grande dedicação e aprendizado. A próxima etapa envolve expor e apresentar em diferentes mídias este acervo de arte contemporânea que vem se constituindo ao longo dos anos e que expressa diferentes visões poéticas, sentimentos e opiniões.

A partir do olhar destes artistas, se manifesta a história da arte contemporânea no Rio Grande do Sul, sendo o Macrs o principal museu do Estado focado nas atividades de preservação e conservação desta memória.

O processo de produção e catalogação das obras será apresentado em duas lives com a participação da equipe envolvida, que serão divulgadas nas redes do projeto oportunamente.

O Arte Contemporânea.RS antecede as comemorações dos 30 anos do Macrs e os novos tempos que virão na nova sede do museu, no 4ª Distrito, em Porto Alegre.


SERVIÇO

O quê: lançamento do projeto Arte Contemporânea.RS (catálogo impresso e digital e exposição presencial nas galerias do Macrs

Quando: quinta-feira (29/4), às 19h

Visitação: até 4 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 18h, no 6º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico – Porto Alegre), mediante agendamento pelo e-mail visitaccmq@gmail.com

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul