Projeto Ciranda Policial será lançado pela BM em Teutônia
Publicação:
Na próxima quarta-feira (14), às 14h, no Centro Cívico da Prefeitura Municipal de Teutônia, a 2ª Cia. do 40º BPM, lançará o Projeto Ciranda Policial, que utiliza o teatro de fantoches para repassar lições a crianças de 2 a 9 anos sobre violência, cuidados pessoais, segurança no trânsito, entre outros.
O Projeto Ciranda Policial é um programa de prevenção primária que atende à doutrina de Polícia Comunitária e objetiva a aproximação da polícia e da comunidade. A partir de encontros ocorridos na rede de ensino com alunos, professores, pais e pessoas que integram a rede educacional, se constatou a necessidade de priorizar o atendimento às crianças das séries iniciais, as quais, não têm recebido a devida orientação em relação à segurança de um modo geral e estão em uma fase de desenvolvimento propícia ao aprendizado e aceitação de novas informações.
Há enorme e potencial demanda de crianças nesta faixa de idade, as quais podem ser orientadas para a vida, seja sobre comportamento, conduta, trânsito, drogas, violência, cultura de paz, entre outros temas. O projeto justifica-se numa proposta desenvolvida a partir da compreensão crítica do lazer-educação como forma de intervenção social, em que apresentamos elementos que a compõem, como: planejamento coletivo, a construção de regras e o desenvolvimento através de áreas temáticas da civilidade da criança.
De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Teutônia, capitão Karine Pires Soares Brum, a comunidade de Teutônia necessita de um projeto que vise desenvolver atividades lúdico-educativas de forma a proporcionar nas crianças selecionadas reflexão crítica sobre atitudes a serem tomadas nas diversas situações do dia-a-dia.
Karine ressalta que, como forma de implantação do Projeto Ciranda Policial e, em atendimento à doutrina de Polícia Comunitária da Brigada Militar e à doutrina de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, apresentam-se as linhas gerais de ações que deverão balizar a conduta a ser seguida, contribuindo com o esforço que a sociedade organizada e que o Estado vêm desenvolvendo das mais diversas formas para constituir espaços alternativos de convívio saudáveis para nossas crianças e jovens.