Projeto conceitual da nova ponte em Agudo prevê a aplicação de 700 toneladas de aço
Publicação:
A nova ponte sobre o rio Jacuí, no quilômetro 191 da RSC-287 (em Agudo), terá estrutura metálica onde serão aplicadas 700 toneladas de aço e mais de 3 mil metros cúbicos de concreto. A previsão foi transmitida ao Daer, pelo consórcio das empresas M.Martins - Engenharia e Comércio (Belo Horizonte) e Construtora Cidade Ltda. (Porto Alegre), que esteve em reunião com a direção do Departamento na manhã desta quinta-feira (4).
Na reunião, foram sintetizadas as informações básicas que fazem parte do projeto conceitual constituído dos aspectos gerais. Segundo o diretor-geral do Daer, engenheiro Vicente Pereira, o projeto conceitual é o ponto de partida. O detalhamento só será conhecido quando o consórcio concluir o projeto executivo da obra, incluindo os quantitativos de aço e concreto. O contrato com o consórcio prevê a execução de sondagens e estudos hidrológicos, a elaboração do projeto executivo e a construção da ponte, além da demolição e remoção do que restou da ponte sinistrada há dois meses.
Dentre os dados do projeto conceitual, a previsão é de que a nova ponte tenha 420 metros de extensão e 13 metros de largura. Sua infraestrutura contará com estacas escavadas mecanicamente em solo e em rocha a uma profundidade média de 25 metros. A mesoestrutura prevê dez apoios (dois encontros e oito pilares) em concreto armado e, na superestrutura, um tabuleiro com vigas longarinas metálicas, sobre as quais será executada laje de concreto armado pré-moldado e que será pavimentada com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).
O resumo de materiais previstos indica ainda a aplicação de mais de 3,6 mil metros cúbicos e mais de 700 metros de estacas. A expectativa é de que os serviços se iniciem em até quinze dias e a previsão para a conclusão da ponte é de seis meses, onde o Daer estima a aplicação de R$ 39,9 milhões.