Projeto CTSul recebe Licença Prévia da Fepam

O usina termelétrica a carvão CTSul recebeu hoje (8) a Licença Prévia (LP) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), tornando-se apta a participar do próximo leilão de energia, programado para abril. “Este é um dia histórico para toda a região de Cachoeira do Sul”, diz o secretário estadual de Energia, Minas e Comunicações, Valdir Andres. O documento foi entregue pela engenheira química Carmen Níquel ao presidente da Celetro, José Benemídio Almeida, e o presidente da CTSul, Douglas Carstens, na Secretaria de Energia, Minas e Comunicações (Semc). Conforme Andres, o empreendimento receberá investimentos de US$ 892 milhões. Os recursos necessários já foram garantidos junto à estatal chinesa responsável pelo projeto CTSul, a China National Machinery & Equipament Import & Export Corporation (CMEC), que inclusive já contratou a empresa Camargo Corrêa para fazer a construção da usina. “Agora é só entrar no leilão e vender a energia que será produzida”, ressalta Andres. Segundo Carstens, o próximo leilão será mais competitivo que o anterior (onde Jacuí 1 e Candiota 3 tiveram seus projetos viabilizados), com valores um pouco inferiores. “Mesmo assim, estamos bastante otimistas na comercialização da energia da usina”, diz ele. O Governo do Estado será parceiro do projeto CT Sul, por meio do fornecimento de matéria-prima, via Companhia Riograndense de Mineração (CRM), que possui jazidas de carvão na região onde a termelétrica deverá ser construída, próximo da BR-290, na localidade do Piquiri. A usina terá capacidade para gerar 650 MW de energia, suficiente para abastecer toda a Grande Porto Alegre. Serão criados 1,2 mil empregos diretos durante os 36 meses de construção da obra, mais 800 vagas permanentes quando a usina entrar em atividade. Andres lembra que o projeto CTSul é altamente viável e competitivo, pois não precisa de subsídios do Governo Federal. O secretário salienta que o projeto é baseado em uma tecnologia moderna, que não agride o meio ambiente, obtendo a energia através da queima limpa do carvão. “Os estudos foram realizados com toda a qualidade e profundidade necessárias”, disse Carmen Níquel. O presidente da Celetro era um dos mais entusiasmados na entrega da LP. “Hoje o empreendimento nasceu. A LP nos dá condições de dar continuidade de efetivar o projeto. A região precisa de um projeto dessa natureza para crescer e desenvolver”, declarou. Carstens , por sua vez, disse que o Projeto CTSul vai modificar todo perfil de emprego na em Cachoeira do Sul, incrementando a economia local e regional com a utilização dos subprodutos do carvão, tais como cinza, gesso, entre outros. “Esperamos ainda explorar outros recursos minerais, como o calcário, atraindo a indústria cerâmica para o município”, revela, acrescentando que dois investidores europeus estão em adiantadas negociações para ingressar em outros ramos de atividade, além da geração de energia na região. Saiba mais sobre a usina CT Sul - A usina terá capacidade de gerar 650 MW, energia suficiente para abastecer toda a grande Porto Alegre. - A estatal chinesa responsável pelo projeto é a China National Machinery & Equipament Import & Export Corporation (CMEC) investirá US$ 892 milhões no empreendimento. - A CT Sul é formada por DMC Desenvolvimento e Participação Ltda. e a EBM (Empresa Brasileira de Mineração). - A empresa responsável pela construção da usina é a Camargo Correa. - A projeção inicial é criar 1,2 mil empregos diretos durante os 36 meses de obras e 800 permanentes assim que a usina entrar em atividade, nas áreas de operação e mineração. - O projeto é baseado em uma tecnologia moderna que não agride o meio ambiente, obtendo a energia através de queima limpa do carvão.