Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto de Conexão Ferroviária Porto Alegre-Pelotas é apresentado em Cingapura

Publicação:

Na abertura do fórum de negócios entre países latinos e asiáticos, ocorrida ontem (22), em Cingapura, o diretor do departamento de Captação de Recursos e coordenador executivo da Unidade de Parceria Público-Privadas da Secretaria do Planejamento e Gestão, Charles Côrrea Schramm, apresentou o projeto do Governo do Estado na busca de investidores para a Conexão Ferroviária Porto Alegre-Pelotas.
O Planejamento está representado na missão gaúcha, além do diretor, também pelo titular da pasta, o secretário Mateus Bandeira. O projeto apresentado no fórum está incluído no programa gaúcho de PPPs lançado oficialmente, pelo Governo, no último dia 12.

Ferrovia General Luz - Porto Alegre/Pelotas

O projeto visa a construção de uma ferrovia de 254 Km, partindo da Estação General Luz, em Nova Santa Rita, até Pelotas. Esta ferrovia ligará a Região Metropolitana de Porto Alegre com a Região Sul do Rio Grande do Sul e terá um custo total de aproximadamente US$ 200 milhões.

Segundo o secretário Mateus Bandeira, as mudanças ocorridas na base produtiva do Estado, com a crescente industrialização, tem forçado a articulação de novos investimentos em ligações que são imprescindíveis para acompanhar o desenvolvimento do Estado.

Conforme destaca Charles Schramm, a construção deste Elo Faltante da malha ferroviária beneficiará a maior parte dos fluxos de comércio exterior do Estado.
O objetivo da conexão é diminuir a distância de transporte do modal ferroviário, com conseqüente ganho de competitividade. Grãos agrícolas, produtos industrializados, carnes e fertilizantes serão os produtos mais beneficiados.

A conclusão do projeto dará uma maior competitividade dos produtos gerados na Região Metropolitana de Porto Alegre e que se destinam à exportação, bem como dos gerados na Região Sul e que se destinam ao restante do Brasil, lembra Bandeira.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul