Projeto Escola da Ospa na Comunidade inaugura sua temporada 2018
Publicação:

Para seguir levando a música até espaços em que ela normalmente não está presente, o Conservatório Pablo Komlós – Escola de Música da Ospa lança a quarta temporada do projeto de inserção social Escola da Ospa na Comunidade. Nesta quinta-feira (10), a partir das 15h30, alunos de trompete, trompa, trombone, tuba e eufônio fazem apresentação especial de lançamento da nova edição da iniciativa, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Recitais ocorrem em sequência em vários espaços do complexo hospitalar, de forma a brindar com arte os mais diversos pacientes, seus familiares e os funcionários do local. A atividade é promovida em parceria com o hospital.
Lançada em 2015, a iniciativa já promoveu em torno de 60 recitais de grupos de alunos não só em hospitais, mas também em escolas, lares de idosos, centros de assistência social e bibliotecas de Porto Alegre e Região Metropolitana. A proposta permite que estudantes compartilhem o trabalho desenvolvido na Escola com públicos que nem sempre têm acesso às salas de concerto, e também que eles pratiquem a performance. Nos últimos três anos, a série visitou espaços como a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (FASE), o Hospital da Criança Santo Antônio, a Cadeia Pública de Porto Alegre, o Asilo Padre Cacique e Hospital o Psiquiátrico São Pedro.
"Estamos muito felizes com a inauguração de mais essa edição do ‘Escola da Ospa na Comunidade’. Neste ano, ampliaremos o número de apresentações na Região Metropolitana, em cidades como São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí e Guaíba", disse o diretor da Escola da Ospa e idealizador do projeto, Diego Grendene de Souza. O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, também comemora o sucesso da iniciativa: “Este projeto nasceu de uma proposta dos próprios músicos da Ospa, e o papel da Sedactel foi o de dar suporte político e institucional para que ele se transformasse nessa bonita realidade. Como secretário, fico imensamente feliz em ver a continuidade da ideia e a grande aceitação na sociedade”.
O maestro e diretor artístico da Ospa Evandro Matté, que foi aluno da Escola de Música da orquestra, comenta o significado da iniciativa para a Fundação Ospa: “Com estas apresentações, os alunos não só enxergam o poderoso efeito da música na sociedade, mas também se aperfeiçoam como instrumentistas e dão visibilidade ao trabalho de ponta que o conservatório desenvolve”. Para o segundo semestre, as instituições interessadas em receber recitais pelo projeto devem entrar em contato com a Escola de Música da Ospa pelo telefone 51 3228-6737 ou pelo e-mail escolademusica.ospa@gmail.com.
Os jornalistas interessados em cobrir o evento devem entrar em contato com a Assessoria de Imprensa da Ospa pelo telefone 3222 7387, ou pelo e-mail imprensa.ospa@gmail.com, até quarta-feira (9), para credenciamento.
Mais informações em www.ospa.org.br.
Texto: Ascom Ospa
Edição: Léa Aragón/ Secom
Edição: Léa Aragón/ Secom