Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Escola no Porto movimentou cerca de três mil pessoas neste ano

Publicação:

Escola no Porto auxilia a desenvolver o turismo de Rio Grande - Foto: Brenda Vieira

Desde 2002, a Superintendência do Porto do Rio Grande mantém o Projeto Escola no Porto vinculado ao setor de Comunicação Social. Ao longo do ano de 2018, cerca de 3 mil pessoas puderam conhecer a estrutura portuária do cais público e conhecer um pouco da história dessa centenária instituição. Ao longo de sua história, mais de 40 mil pessoas já participaram desse projeto.

“Porto por sua natureza não é uma área para visitação. O Projeto Escola foi estruturado e se manteve assim ao longo dos anos como uma fonte de aproximação da comunidade com o ambiente portuário. São crianças que muitas vezes nunca viram água que chegam a cidade para conhecer os navios que só tinham visto na televisão”, afirma o diretor superintendente Janir Branco. O trabalho desenvolvido ao longo do ano recebeu grupos de ensino fundamental, médio, técnico e universidades de mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina que chegam a cidade para conhecer o porto.

Em 2018, passaram pelo porto alunos de cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Vera Cruz, Teutônia, Sertão e outras. “O que percebemos é que mais de 90% dos visitantes são de outras cidades. Mesmo com um projeto tão antigo ainda temos pouca participação das escolas e universidades locais. O resultado é que temos um projeto que auxilia a desenvolver o turismo na região, visto que essas escolas muitas vezes chegam à região exclusivamente para conhecer o porto, mas acabam indo a restaurantes, ficam hospedados em hotéis e utilizam outros serviços”, afirma o assessor de Comunicação e Marketing da Suprg, André Zenobini.

Além da visitação ao porto, muitas escolas acabam contratando guias de turismo local, para aproveitar e conhecer a cidade, gerando emprego e renda. Minéia Oliveira é proprietária de uma empresa de turismo receptivo e recebeu ao longo do ano mais de 1,5 mil visitantes que tinham como destino o complexo portuário. “O projeto é de muita importância não só para mim como para todos que vivem em Rio Grande e no estado. É com ele que aprendemos a importância do porto para todo o estado. Como empresária, queria que nossas escolas locais visitassem muito mais o porto, uma vez que faz parte da história da cidade. Espero que esse projeto siga por muitos anos ainda”, conclui ela.   

Texto: Ascom Suprg
Edição: Léa Aragón/ Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul