Projeto Música na Casa promove show de Samuca
Publicação:
Samuel do Acordeon (Samuca) homenageando o Professor Darcy Alves é a atração do projeto Música na Casa da Casa de Cultura Mario Quintana, instituição vinculada à Secretaria da Cultura, no dia 23 de março (quarta-feira), às 20h, no Teatro Bruno Kiefer. O show terá o acompanhamento de um regional de samba e ainda as participações de Caio Martinez, João de Almeida Neto e Paulo Santana. No repertório estão choros e sambas, alguns de autoria do próprio professor Darcy. Os ingressos custam R$ 15,00 e R$ 10,00 para estudantes e idosos.
Nos seus quase 80 anos e em plena atividade, tocando nos bares da Cidade Baixa, Professor Darcy se confunde com a própria história da MPB. Nascido em Santo Ângelo, veio cedo para Porto Alegre, onde tocou em orquestras e bares, tendo atuado também como professor de música e outras atividades ligadas à área. Ao longo de sua carreira acompanhou os maiores intérpretes da música brasileira, como Nelson Gonçalves, Ângela Maria, Altemar Dutra, Silvio Caldas e Jamelão, de quem era grande amigo e sempre que se apresentava na capital gaúcha o chamava para lhe acompanhar.
Músico ímpar e com forte carisma, arrasta para onde toca pessoas de todas as idades. O acordeonista Samuca há algum tempo se dedica ao choro e samba e recentemente lançou seu primeiro CD solo. O músico aprendeu muito com este mestre os vários segredos da música boêmia, que é a especialidade do professor. Apesar de se conhecerem há pouco tempo, já tocaram muito juntos e mantém uma grande amizade e respeito mútuo.
O projeto Música na Casa visa fazer um recorte da música local, contemplando a pluralidade e vários estilos, tendo apresentado o trabalho da cantora regionalista Shana Müller e do quarteto de saxofonistas Barlavento.