Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto promove resgate da Cidadania em Santana do Livramento

Publicação:

Em Santana do Livramento há um grupo de pessoas que se preocupa com o resgate da cidadania de crianças e adolescentes, tirando-os das ruas através da oportunidade de educação alternativa, alimentação, tratamento de saúde, iniciação profissional, reintegração à escola e às suas famílias. Criado em abril de 1997 por voluntários, tendo inicialmente a Sociedade Internacional de Auxilio aos Necessitados (Sian) como mantenedora, o Projeto Tchê é uma Organização Não Governamental (ONG), que tem como prioridade o resgate da cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As ações do Projeto Tchê contemplam 50 crianças entre 7 e 14 anos, além disso, são ramificadas para comunidades próximas, nos bairros: São Paulo, Prado e Planalto. São oferecidas na organização, oficinas culturais, artísticas e esportivas. A comunidade também é beneficiada pelo Projeto com cursos profissionalizantes e de informática.

Além disso, há 32 dentistas e quatro médicos do município que atendem gratuitamente em seus consultórios às crianças e aos adolescentes da instituição. Anualmente o Projeto também proporciona o curso de Educador Social, visando a capacitação de trabalhadores voluntários para atuarem junto à ONGs com crianças e adolescentes.

Por meio da Rede Parceria Social (RPS), a instituição está desenvolvendo o projeto Comunidade em Ação, voltado para capacitação de adultos, e o projeto CooperTchê-Jovens em Ação profissionalizando jovens de 16 a 24 anos, ambos com a finalidade de formar uma cooperativa de prestação de serviço em marcenaria e costura, gerando assim trabalho e renda para os participantes.

Para Jacira Vargas, secretária da ONG, embora não consiga realizar tudo o que gostaria, é gratificante ajudar crianças e jovens que são realmente muito carentes. É difícil, mas devagar vamos conseguindo, afirma.

Rede Parceria Social
A Rede Parceria Social é uma iniciativa conjunta da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS), organizações sociais e empresas, com objetivo de realizar projetos sociais em todo o Rio Grande do Sul, abrangendo diversas áreas da assistência social e beneficiando centenas de pessoas. O governo do Estado, através da Lei da Solidariedade, estimula empresas a destinar recursos para entidades assistenciais, permitindo que 75% dos recursos destinados sejam oriundos de até 3% do ICMS devido pelas empresas.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul