Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Tele-UTI auxilia médicos que tratam pacientes com Covid-19 em leitos de UTI

Consultoria disponível 24 horas por dia é uma iniciativa do Ministério da Saúde

Publicação:

Coronavírus card ações contra 1
-

Hospitais do Rio Grande do Sul que têm leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes de Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contam com apoio do projeto de consultoria Tele-UTI Covid-19, do Ministério da Saúde. Por meio de uma linha telefônica disponível 24 horas por dia, médicos intensivistas podem fazer consultas com as equipes de consultores dos hospitais de excelência que fazem parte do projeto.

A responsável pela iniciativa no âmbito da Secretaria da Saúde (SES), Andrea Leusin de Carvalho, diz que o objetivo do projeto é auxiliar as equipes médicas, transmitindo informações baseadas em evidências científicas e disponibilizando protocolos atualizados para o manejo da Covid-19.

“Durante o atendimento, os profissionais podem tirar dúvidas sobre condução dos casos por meio de telefone ou vídeo”, afirma. Entre as equipes das UTIs e os consultores são realizadas videoconferências diárias, ocasiões em que discutem, por exemplo, sobre casos de insuficiência respiratória aguda grave e de Covid-19.

Andrea informa que o papel da SES é sinalizar, ao Ministério da Saúde, quais os hospitais gaúchos estão elegíveis ao projeto, além de realizar a articulação entre as instituições. Técnicos dos departamentos de Ações em Saúde, de Regulação e de Atenção Hospitalar e Ambulatorial participam da atividade. “Também auxiliamos na divulgação e na sensibilização das instituições para participarem nesta ação”, diz Andrea.

A iniciativa auxilia, ainda, no gerenciamento do fluxo de pacientes, estabelecendo critério de admissão e alta da UTI. “Além do mérito de fornecer ao paciente o tratamento de excelência, com as melhores evidências científicas do momento, estas consultas on-line contribuem para diminuir o tempo de internação nas UTIs, favorecendo o giro dos leitos, fator importante durante a pandemia”, avalia Andrea.

O critério de inclusão dos hospitais é ter no mínimo dez leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. A lista dos hospitais participantes é dinâmica e atualizada toda semana, conforme a demanda de cada serviço e o número de pacientes internados com suspeita de Covid-19.

Hospitais menores, mesmo que não tenham os critérios para inclusão no Tele UTI- Covid, bem como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com casos suspeitos de Covid, podem acessar o 0800 9700311, disponível 24 horas por dia, para esclarecer dúvidas sobre protocolos ou tratamento.

Imagem Tele SUS horizontal

Texto: Ascom SES
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul