Projeto valoriza soja na alimentação e citros
Publicação:
Uma carreta de bois, com mais de meia tonelada de laranjas e bergamotas, foi utilizada pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura de Frederico Westphalen para divulgar e estimular a produção de citros durante a Rua da Cidadania, evento coordenado pelo Comitê de Ação Solidária, vinculado ao Gabinete da Governadora.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura, Dirceu Sponchiado, há interesse da indústria em se estabelecer na região, contudo os municípios que integram o Corede Médio Alto Uruguai teriam de aumentar a área cultivada com pomares, que hoje é de cerca de 10 mil hectares para, pelo menos, 15 mil.
A presidente do comitê, Tarsila Crusius, acompanhada do prefeito José Alberto Panosso e da gerente técnica adjunta da Emater/RS-Ascar, Maria Elisabete Aguiar, apoiou a iniciativa saboreando uma bergamota. O estande da Emater, como sempre, está lindo e mostra trabalhos que envolvem parceiros como a prefeitura, elogiou Tarsila.
Soja é Saúde
O Rua da Cidadania também destacou o Projeto Soja é Saúde, que há cinco anos tem levado suco, pães e bolachas feitos com soja para crianças de creches e escolas municipais e para algumas comunidades do interior. Desenvolvido pela Emater/RS-Ascar e prefeitura de Frederico Westphalen, o programa, segundo a extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar, Vera Isabel Canciã, tem conseguido atingir seu objetivo, que é reduzir a desnutrição de crianças e adultos.