Projetos de concessão dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo são apresentados em audiências públicas

Eventos para discussão da proposta foram realizados de forma presencial nos dois municípios

camara passo fundo1 concessão aeroporto jun2023
Câmara de Vereadores de Passo Fundo sediou a discussão sobre o aeroporto da cidade - Foto: Ascom Separ

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), realizou, nesta semana, audiências públicas para apresentar à população o projeto de concessão dos aeroportos Sepé Tiajaru, em Santo Ângelo, e Lauro Kortz, em Passo Fundo. Na segunda-feira (5/6), os detalhes propostos para o aeroporto de Santo Ângelo foram apresentados no Centro Municipal de Cultura e, na manhã desta terça (6/6), na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, o foco da discussão foi direcionado para o aeroporto Lauro Kortz.

A audiência pública é uma das etapas do processo de concessão, com o objetivo de colher sugestões e contribuições para o aprimoramento do processo. Em cada um dos eventos, o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, apresentou aspectos relativos ao funcionamento da concessão.

O projeto prevê que os aeroportos sejam administrados pela iniciativa privada por 30 anos, com investimentos de R$ 85,9 milhões. O modelo já é utilizado em parcerias público-privadas de infraestrutura de aeroportos realizadas pelo governo federal. A empresa vencedora da licitação será responsável pela exploração, manutenção e expansão dos dois locais.

Conforme o modelo proposto, a concessionária deverá focar na qualidade dos serviços prestados aos usuários, atentando para questões como segurança e atendimento. “A ideia é oferecer maior eficiência nos serviços, em ambos os casos, por um período de 30 anos, garantindo uma infraestrutura capaz de atender aos diferentes públicos: passageiros, aeronaves e cargas", observou Capeluppi.

Novos questionamentos e contribuições ainda podem ser feitos na Consulta Pública, que segue aberta até 9 de junho, no site da secretaria. A previsão é de que o edital seja lançado em agosto deste ano e, a partir de outubro, seja iniciado o leilão da concorrência pública.

Texto: Ascom Separ
Edição: Secom