Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projetos de R$ 739 mil beneficiam a economia do Vale do Taquari

Publicação:

As áreas de alimentos e meio ambiente do Vale do Taquari começam a ser beneficiadas com a implantação de projetos que envolvem R$ 739 mil, a partir de parcerias do Estado, por meio da Secretaria da Ciência e Tecnologia, com o Centro Universitário Univates.

A ação conjunta está voltada à inovação tecnológica da região, com a promoção da criação de novos produtos ou processos que venham a gerar mais emprego e renda para os municípios. É o caso da proposta que aproveita a vocação econômica regional para a difusão da fabricação de queijo do tipo Camembert.

O pesquisador Jéferson Bottoni, responsável por este projeto, considera que as pesquisas podem trazer benefícios para a economia do Vale do Taquari. A nossa expectativa é que todos os produtores de leite e agroindústria, percebam que a inovação em tecnologia para o todo o processo de produção vão trazer, com certeza, diferenciação e agregação de valor à produção.

Para o secretário estadual da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, a inovação é a chave para mantermos a economia ativa. É de extrema importância que as novas tecnologias estejam sendo implantadas permanentemente no Rio Grande do Sul. É a maneira que temos de acompanhar o desenvolvimento e nos mantermos sempre competitivos no mercado mundial.

Outros dois projetos são da área de produção primária. Um, sobre Cultivo In Vitro de Plantas Ornamentais, o outro, refere-se à avaliação da biodigestão de dejetos de suíno e produção de biogás.

Estes projetos foram aprovados por meio de Consulta Popular realizada em 2007.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul