Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Pronatec Campo abre 4 mil vagas para capacitar agricultores familiares

Publicação:

15.03.2013 Governador Tarso Genro participa do lançamento do PRONATEC - Campo RS
PRONATEC - Campo RS - Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul terá quatro mil novas vagas, em 80 cursos profissionalizantes, para formação e qualificação dos agricultores familiares gaúchos. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (15), durante o lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo). A solenidade, realizada na sede da Emater/RS, em Porto Alegre, teve as participações do governador Tarso Genro e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

Para Tarso Genro, além de oferecer mais conhecimento técnico ao agricultor familiar, a qualificação do trabalho estimula a sucessão rural através da manutenção do jovem no campo. Esse programa é muito importante para o nosso Estado porque corresponde a uma espécie de chamamento à fixação do jovem no campo, a partir da sua formação, e introduz um processo educacional voltado à valorização da propriedade agrícola, afirmou o governador.

Ao lembrar que o êxodo rural também atinge as mulheres, o ministro Pepe Vargas acredita que o ensino de qualidade poderá oferecer condições para evitar o envelhecimento e a masculinização da população do campo. Nós precisamos construir alternativas quanto a isso e o Pronatec pode, sim, estimular a juventude a se capacitar e a verticalizar sua produção, dando continuidade à agricultura familiar.

O anúncio foi comemorado por representantes dos movimentos sociais, cooperativas e trabalhadores rurais. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quinze de Novembro, Sirlei Fassbinder, acredita que o Pronatec Campo poderá despertar o interesse nos jovens e aumentar a renda dos produtores. Esses cursos poderão promover a sucessão rural, que é uma das nossas maiores preocupações, e auxiliar o produtor a ampliar sua renda, aposta Sirlei, que representa cerca de mil famílias. Segundo ela, os associados frequentarão cursos de Auxiliar Técnico em Agropecuária, Produtor de Conservas e Doces e Produtor de Plantas Aromáticas.

Esvaziamento do campo
O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, disse que o esvaziamento do campo pode ser revertido com a adequação do currículo, pensando alternativas de formação e capacitação para os agricultores. Políticas de Aters são importantes, mas insuficientes para atender a tanta demanda.

Presidente da Emater/RS, Lino De David destacou a implantação do programa. A importância do Pronatec Campo é evidenciada na medida em que disponibiliza aos agricultores jovens e adultos a elevação da sua escolaridade, possibilita sua profissionalização, foca nos jovens, na sua sucessão e num modelo de desenvolvimento sustentável, baseado nos princípios da Agroecologia.

As capacitações serão coordenadas pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Educação (MEC) e ministradas por professores dos institutos federais instalados no Rio Grande do Sul (Instituto Federal do RS, Instituto Federal Sul-rio-grandense e Instituto Federal Farroupilha). As inscrições podem ser feitas na delegacia federal do MDA no Rio Grande do Sul (Avenida Loureiro da Silva, 515 - Porto Alegre) ou nos escritórios regionais da Emater/RS.

Texto: Juliano Meira Pilau
Foto Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul