Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Protagonismo da sociedade melhora a democracia, afirma Cairoli

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL 10.04.2017: O governador em exercício, José Paulo Cairoli, participou, na tarde desta quarta-feira (10), no Centro de Eventos da PUC RS, na capital, da cerimônia de abertura da 30ª Edição do Fórum da Liberdade. O evento, que é um
Cairoli participou da abertura do Fórum da Liberdade - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

O Fórum da Liberdade, que este ano tem como tema 'O Futuro da Democracia', foi aberto na tarde desta segunda-feira (10), no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O evento, que está na sua trigésima edição, é uma iniciativa do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e reúne pensadores e lideranças políticas e empresariais.

O vice-governador José Paulo Cairoli, que participou da abertura, ressaltou a importância do evento para a circulação de ideias e debates. "Aqui no Fórum da Liberdade temos um espaço adequado para a troca de ideias e posicionamentos", afirmou. Cairoli lembrou que é preciso olhar para toda a sociedade. "Este é o futuro da democracia, voltar-se para a sociedade e não somente para alguns. A democracia será tão melhor quanto maior for o protagonismo da sociedade", destacou.   

Sobre a situação financeira do Estado, o vice-governador disse que a atual gestão está priorizando a transparência e a busca por um caminho que leve o Rio Grande do Sul de volta ao crescimento e desenvolvimento. "Vamos seguir pensando nos 11 milhões de gaúchos. Saímos na dianteira para combater os efeitos da crise, quando nenhum outro estado havia feito as mudanças que aqui implantamos. Hoje, já não estamos sozinhos e outros seguem os nossos passos", destacou.

O presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Rodrigo Tellechea, destacou que o Fórum serve não só para a formação de jovens, mas também para a construção de uma nova etapa da democracia. "É nosso dever promover o debate e a discussão entre os jovens. Hoje, iniciamos esperançosos mais uma edição de um evento que busca a construção de uma geração de brasileiros cada vez mais preocupados com a democracia", afirmou.

30º Fórum da Liberdade

O 30º Fórum da Liberdade vai até esta terça-feira (11), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, com palestras de autoridades, economistas e cientistas políticos. O prefeito de São Paulo, João Doria, abriu os debates nesta segunda-feira.

Nesta edição, o Fórum terá oficinas, cursos e workshops com temas, como liberdade individual e de imprensa, empreendedorismo, privatizações, democracia e pensamento crítico. O evento terá seis painéis e duas palestras especiais. Também faz parte da programação, palestras com o presidente do conselho consultivo internacional do Itaú Unibanco, Pedro Malan; o presidente do Foundation for Economic Education (FEE), Lawrence Reed; e o PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, Eduardo Giannetti.

Premiações

O prêmio Libertas é conferido a empreendedores que se destacam no trabalho pela valorização dos princípios da economia de mercado e pelo respeito ao Estado Democrático de Direito. Este ano, será entregue ao fundador e CEO do Nubank, David Vélez.

Na ocasião, também será concedido o prêmio Liberdade de Imprensa, criado pelo IEE em 2007, com o objetivo de homenagear indivíduos dedicados ao desenvolvimento do pensamento crítico e à defesa e valorização da liberdade de imprensa. O homenageado desta edição é o jornalista Felippe Hermes.


Texto: Alessandra Pinheiro
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul