Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atividades movimentam 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Publicação:

arrozpalestra
Palestra/oficina ocorreu no estande do Irga na 29ª Abertura da Colheita do Arroz - Foto: Raquel Flores/Irga

A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz teve atividades na quarta (20) e quinta-feira (21), no estande do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento se estende até esta sexta-feira (22) em Capão do Leão/Pelotas. A palestra/oficina “Os Benefícios do Arroz para a Saúde” foi ministrada pela nutricionista da autarquia, Carolina Pitta. A atividade integra o conjunto de ações do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do instituto. Em torno de 50 pessoas participaram dos dois dias de encontro. Entre os visitantes estavam alunos e professores da UFPel.

Na palestra, Carolina abordou a importância e benefícios do consumo do arroz e seus derivados para a saúde, as propriedades nutricionais do cereal e de seus coprodutos, como a farinha de arroz e o óleo de arroz, além de desmistificar ideias e esclarecer dúvidas em torno do grão.

Na oficina, a receita elaborada foi o bolo de laranja feito com farinha de arroz. A nutricionista demonstrou, na prática, o passo a passo e deu dicas culinárias relacionadas ao cereal. O momento contou com a participação da coordenadora do Provarroz, Camila Pilownic Couto.

“Os grupos são muito interessados em aprender e bastante interativos. Houve uma troca de conhecimento muito boa, os mais diversos temas sobre o arroz e seus coprodutos foram deliberados, como variedades do arroz, o cereal na alimentação, cuidados com pessoas celíacas. Para os celíacos, a farinha de arroz é uma alternativa à farinha de trigo, pois não contém glúten, além de ser rica em nutrientes”, avaliou Carolina.

Texto: Taís Forgearini/Irga
Edição: André Malinoski/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul