Qualidade da energia elétrica é tema de debate na próxima terça-feira em Pelotas
Publicação:
A qualidade do fornecimento de energia elétrica será pauta de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS), em Pelotas. A atividade denominada Diálogos CDES - Pelotas tem dois objetivos: oportunizar que o Estado e a União apresentem o cronograma de investimentos previsto para qualificar o atendimento aos consumidores domiciliares, às micro e pequenas empresas e às indústrias da cidade e ouvir da população a análise sobre a qualidade do serviço prestado. A região é atendida pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
O evento será realizado na terça-feira (11), às 15h30, no Auditório Simon Bolívar, no Centro de Interpretação do Mercosul - Rua Andrade Neves, 1529.
O presidente da CEEE, Gerson Carrion de Oliveira, falará sobre o quadro atual do abastecimento de energia elétrica, detalhando todas as iniciativas da concessionária para o município e região, o cronograma de obras, entre outras informações aos consumidores. O diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, apresentará os investimentos que estão sendo feitos em Pelotas.
Esta atividade do Governo do Estado sobre energia e qualidade do abastecimento está sendo organizada pelo Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas em parceria com a Secretaria Executiva do Cdes-RS, atendendo pedido especial do governador Tarso Genro após debater o assunto com o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, durante a Interiorização do Governo no município, no fim de janeiro.
O encontro será coordenado pelo secretário executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris. Estão confirmados, ainda, o secretário do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco, o prefeito Eduardo Leite, o presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, Ademar Ornel, representantes da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), lideranças de trabalhadores e empresários.
Em várias regiões do Estado, atendidas também por outras concessionárias de energia, foram constatados problemas, entre os quais se destacam: baixa tensão, gerando dificuldades de ligar equipamentos e eletrodomésticos, queimas de equipamentos, prejuízos na qualidade do leite e fumo, morte de frangos em aviários, impedindo investimentos e inibindo o desenvolvimento.
Conselhão realizou 50 Diálogos em três anos
O Cdes-RS realizou 50 Diálogos em três anos de funcionamento. Foram 30 atividades temáticas e 20 regionais, reunindo comunidades e lideranças setoriais para aprofundar temas importantes ao desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado.
Novo modelo de pedágios, políticas de igualdade racial, combate à corrupção, as manifestações de rua, sustentabilidade financeira do Estado, segurança alimentar, desenvolvimento rural e enfrentamento à pobreza foram temas dos encontros realizados entre 2011 e 2013. Também foram tratados o Plano Estadual de Cultura, o Conselho Estadual de Comunicação, a situação da pesca no RS e os conteúdos da primeira e segunda Carta de Concertação, com diretrizes estratégicas ao futuro do Estado.
Essas atividades são abertas à participação da sociedade civil, onde se promovem a escuta e a troca de idéias com todos os segmentos. Os encontros temáticos têm como objetivo discutir assuntos específicos, e os regionais têm a missão de promover ações articuladas do governo no interior, prestar contas dos investimentos feitos e ouvir novas demandas das comunidades locais para promover o desenvolvimento regional.
Democratização da gestão
Os Diálogos Cdes-RS são espaços de debate do Conselhão com a sociedade sobre temas relativos ao desenvolvimento econômico e social do Estado, buscando a concertação de opiniões dos diversos atores envolvidos. A escuta permanente e a discussão aberta são características desse governo, que busca ampliar os investimentos, promover a igualdade e diminuir as desigualdades sociais e regionais, define o secretário Marcelo Danéris. Ele lembra que o Cdes integra o Sistema Estadual de Participação Cidadã.
Texto: Assessoria Cdes-RS
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305