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Qualificação do atendimento nas redes de Atenção em Saúde Mental pauta encontro na Capital

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Mais de 180 servidores da rede pública de saúde mental, de 45 municípios gaúchos, participam do Encontro de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Macrorregião Metropolitana, que acontece no Auditório da Amrigs nessa terça e quarta-feiras (09), para
Qualificação do atendimento nas redes de Atenção em Saúde Mental pauta encontro na Capital

Mais de 180 servidores da rede pública de saúde mental, de 45 municípios gaúchos, participam do Encontro de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Macrorregião Metropolitana, que acontece no Auditório da Amrigs nessa terça e quarta-feiras (09), para debater a situação das redes de atendimento, dilemas do cotidiano de trabalho e práticas diárias utilizadas, com vistas à qualificação do atendimento nesta área e o fortalecimento destes serviços. São profissionais da 1ª, 2ª e 18ª Coordenadorias Regionais de Saúde, com sedes em Porto Alegre e Osório, que atuam nas oficinas terapêuticas, consultórios de rua, Caps, Núcleos de Apoio à Atenção Básica, e como redutores de danos.

Os temas abordados incluem acolhimento e produção do cuidado em rede, Rodas de conversa, Intensividade do cuidado, Atenção integral a pessoas que usam álcool e outras drogas, e Gestão - Caps como ativador de rede e seus diversos enfoques. O médico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Emerson Mehry, referência na área, participa do evento com a mesa-redonda do acolhimento.

A diretora do Departamento de Ações em Saúde, Sandra Fagundes, em sua fala: Linha de Cuidado - o cuidado que eu preciso: quais as articulações necessárias, explica que a implantação da Linha de Cuidado é um projeto estratégico de governo, que objetiva que o usuário tenha um acesso facilitado aos serviçoes de saúde que ele necessita. Para que isso aconteça, é necessário pactuar com os diferentes serviços, que incluem educação, trabalho e assistência social, de modo a que o usuário seja acolhido e obtenha os cuidados terapêuticos de que necessita, com garantia de atendimento continuado, e integral, completou Sandra.

Texto e foto: Denise Gewehr
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

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