Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Quebra de recordes marcam o quarto dia do Mundial de Atletismo Master em Porto Alegre

Publicação:

O quarto dia de competições do XX Mundial de Atletismo Master, neste sábado (19), na Capital, foi marcado pela superação.     Uma medalha de ouro foi para a quebra de recorde da inglesa Evaun Williams, no lançamento de peso, na categoria 75 anos. Ela
Quebra de recordes marcam o quarto dia do Mundial de Atletismo Master em Porto Alegre

O quarto dia de competições do XX Mundial de Atletismo Master, neste sábado (19), na Capital, foi marcado pela superação. Uma medalha de ouro foi para a quebra de recorde da inglesa Evaun Williams, no lançamento de peso, na categoria 75 anos. Ela atingiu a marca de 11.10 metros. O recorde anterior era de 9.50 metros.

Yoshiyuki Shimizu bateu o recorde nos 100 metros na categoria 85 anos. Seu tempo foi de 15.97 segundos. A marca anterior era de 16.16 segundos.

A argentina Ludmila Tisinova, da categoria 80 anos, quebrou o recorde da modalidade arremesso de martelo com a marca de 28.12 metros, superando os 27.09 metros anteriores.

Também no arremesso de martelo, mas na categoria 85 anos, a peruana Julia Huapaya alcançou o recorde com quase dois metros do último alcance. Sua marca foi de 22.38 metros.

Nos 5.000 metros, categoria 65 anos, o inglês Ian Richards bateu o recorde por menos de um centésimo. Seu tempo foi 24.13.10 minutos.

Marianne Maier, da Áustria, e Jonkers-Slegers, da Holanda, bateram os recordes no heptatlon, na categoria 70 anos. A pontuação da primeira foi 6260 enquanto da segunda foi 5934.

Preparação para a Copa
Além dos recordes, na manhã deste sábado, o governador Tarso Genro e o secretário do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, foram conferir de perto, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), a corrida, na modalidade 100 metros, categoria 95 anos. “Esse evento é uma preparação para a Copa de 2014”, afirmou o governador durante sua visita.

O melhor tempo ficou para o brasileiro Frederico Fischer, 96 anos, natural de Ribeirão Preto (SP), que completou os 100 metros em 21.12 segundos. O segundo colocado foi o argentino José Lorenzo Escobar, 99 anos, o atleta mais velho do Mundial de Atletismo Master, que fez o percurso em 42.29 segundos. O terceiro melhor tempo, que foi de 55.5 segundos, foi do argentino, natural de Rosário, Efrain Wachs, 95 anos.

Frederico Fischer nasceu em 6 de janeiro de 1917, em Ribeirão Preto, São Paulo. Compete em várias modalidades do atletismo desde os 21 anos, aproximadamente; foi campeão paulista dos 400m com barreira em 1945 e, como veterano, é o atual campeão mundial em diversas modalidades (provas de velocidade e de arremesso) e dono dos recordes mundiais.

Contabilista aposentado, Frederico Fischer participou de pelo menos oito campeonatos mundiais (já perdeu a conta exata de quantos), de inúmeros campeonatos estaduais, nacionais e sul-americanos. É recordista mundial dos 100m e dos 200m. Disputa também arremesso de peso, dardo, disco e martelo nesta edição.

José Lorenzo Escobar, 99 anos é o atleta mais velho do Campeonato Mundial de Atletismo Master. Natural de Monteiros, na Província de Tucumã, Argentina, pratica esportes desde a infância. Na adolescência conheceu o futebol e jogou como goleiro de vários times de Tucumã, encerrando a sua carreira aos 94 anos após conhecer o atletismo.

Do xadrez ao atletismo
Efraim Wachs, 95 anos nasceu em 12 de março de 1918, em Rosario (Argentina). Aos cinco anos, aprendeu a jogar xadrez, lendo as instruções na caixa do jogo. Durante a adolescência participou de um modesto clube para chegar ao Top Team Rosarino Chess Clube. Em 2003, venceu os 10 mil metros e cross country no mundial de San Juan de Puerto Rico. Juntou-se o atletismo aos 70 anos. Ele ganhou nove medalhas no Campeonato Argentino Os Mestres (7 de ouro e 2 de prata) e 12 no Campeonato Sul-Americano (8 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze) em diversas especialidades.

O Mundial reúne 4.158 atletas, de 82 países, divididos em 14 categorias, dos 35 aos 99 anos e em 27 modalidades. As disputas começaram no dia 16 passado e seguem até o próximo dia 27, em Porto Alegre. O evento tem a chancela da Associação Internacional das Federações de Atletismo, a entidade máxima da modalidade.

Além do Cete, as provas acontecem simultaneamente na Escola de Educação Física da UFRGS (Esef), na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), no Parque Esportivo da PUCRS, no Parque Marinha do Brasil e na Usina do Gasômetro, às margens do Rio Guaíba.

Texto: Lisiane Machado
Foto: Tiago Garcia
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul