Quinta-feira - Editada - ReBio Mata Paludosa tem sua área ampliada
Publicação:
A Reserva Biológica (ReBio) Estadual Mata Paludosa, uma das 22 unidades de conservação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), localizada no município de Itati, teve sua área ampliada de 113 hectares para cerca de 272 hectares, por meio do Decreto nº 49.578, de 13 de setembro de 2012.
Os novos limites propostos respeitam o contorno das propriedades existentes na região, não comprometendo economicamente áreas que não estão incluídas na unidade. Incluem nascentes localizadas na área de encosta, garantem a manutenção de ecossistemas ao longo do gradiente altitudinal da encosta e planície e apresentam visualização e localização mais facilitadas, e se adequam ao atual traçado da rodovia Rota do Sol.
A Reserva
A ReBio Mata Paludosa é a única Unidade de Conservação do Estado que protege áreas de transição entre os ambientes de encosta e baixada, abrigando remanescentes de mata aludosa (floresta formada sobre solos bastante úmidos, entremeada à vegetação de banhados). Nessa formação, há uma grande quantidade de epífitas, principalmente bromélias e orquídeas, bem como expressivas populações de palmeiras, destacando-se o palmito-juçara (Euterpe edulis), a gamiova (Genoma gamiova) e a guaricana (Genoma Schottiana), todas ameaçadas de extinção. Exerce papel fundamental na conservação de espécies da fauna, principalmente anfíbios e aves, que só existem nesse tipo de ambiente.
Texto: Denise Campão
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51)3210-4305