Ranolfo recebe a Chama Crioula no Piratini e abre a Semana Farroupilha
Publicação:
Atualizado às 15h30
O som de cascos de cavalos avançando pelo Centro Histórico de Porto Alegre prenunciava que o período do ano mais aguardado pelos tradicionalistas estava prestes a começar. Na manhã deste sábado (14/9), coube ao governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, receber a Chama Crioula e acender o candeeiro no Palácio Piratini, marcando oficialmente a abertura da Semana Farroupilha.
A cerimônia foi acompanhada por cerca de 20 cavalarianos, que cumpriram fielmente o rito de carregar a centelha, este ano, por 462 quilômetros, distância entre o município de Tenente Portela, no Noroeste do Estado, e a capital Porto Alegre. O ato ocorre desde 1947, espalhando a Chama Crioula pelas 30 regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
"Essa chama atravessou o Estado mais um vez pelas mãos desses incansáveis cavaleiros. Quero desejar uma excelente Semana Farroupilha a todos nós. Espero que esse simbolismo todo reacenda a esperança por um Rio Grande melhor", discursou Ranolfo.
Em 2019, a Semana Farroupilha tem como tema a Vida e a Obra de Paixão Côrtes, que morreu no ano passado, aos 91 anos. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, destacou o pioneirismo do folclorista que serviu de modelo para um dos maiores símbolos do Estado: a estátua do Laçador.
"Podemos vasculhar o dicionário e não encontraremos palavras para descrever tudo o que ele nos deixou. Paixão Côrtes mostrou a todos quem é o gaúcho, quem é esse ser que habita o Sul do Brasil. Ele resgatou o orgulho pelo nosso Estado. Só estamos aqui nesse ato por causa dele", destacou Callegaro.
No encerramento da celebração, o patrono dos festejos farroupilhas, César Oliveira, e os músicos Rogério Melo, Érlon Péricles e Lico Ramos apresentaram a música tema da Semana Farroupilha 2019: Quem Descobriu o Rio Grande. A letra do compositor Diego Muller é uma homenagem ao legado de Paixão Côrtes, que, na composição, é chamado de "o Grande Paixão".
Também participou do ato a secretária da Cultura, Beatriz Araujo. A Chama Crioula fica no Palácio Piratini até o feriado de 20 de Setembro – ponto alto das comemorações da Semana Farroupilha.
Homenagem aos tradicionalistas
Na tarde de sábado (14/9), às 14h, no Salão Negrinho do Pastoreio, também no Piratini, Ranolfo fez a entrega de títulos de Embaixador e Cônsul Honorário do RS, iniciativa do governo em parceria com o MTG e a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Na homenagem aos 19 tradicionalistas, Beatriz Araújo falou sobre a importância de quem difunde a tradição em várias regiões do país e do mundo.
"A divulgação e manutenção da cultura do gaúcha fora daqui se dá exatamente por meio dessas pessoas. São elas que criam CTGs e piquetes, locais onde a cultura será valorizada, preservando a nossa identidade", destacou a secretária.
Confira a relação de homenageados
Embaixadores Honorários:
– Pedro Daniel Lacerda (MTG-Amazônia Ocidental)
– Sérgio Rodolfo Welker (MTG-Planalto Central)
– Ernani José Baréa (MTG-PR)
– João David Marchezan (MTG-PR)
– Valcírio Fernando Harger (MTG-SC)
– Vandenir de Souza (Confederação Norte-americana do Tradicionalismo Gaúcho Brasileiro)
Consulesas honorárias:
– Alice Bianquini (MTG-SP)
– Dirce Soares Larsen (MTG-SP)
Cônsules honorários:
– Dari Duarte (MTG-AO)
– Ari Santos (MTG-Amazônia Ocidental)
– Jose Valdemir Rocha (MTG-MS)
– Vanderlei Marcos Piana (MTG-MS)
– Fernando Gorgen (MTG-MT)
– Amarildo Pereira (MTG-MT)
– Marcos Foliatti (MTG-Planalto Central)
– Mauro Magno Machado (MTG-Planalto Central)
–Tarcísio Barbosa de Souza (MTG-PR)
– Antonio Ires Gomes (MTG-SC)
– João Maria Teles de Souza (MTG-SC)
Ranolfo recebe a chama crioula no Piratini e dá início à Semana Farroupilja
Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Texto: Guilherme Hann
Edição: Patrícia Specht/Secom