Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Receita Estadual deflagra operação para combater sonegação no segmento de cervejas artesanais

Três empresas são alvos da ação, que investiga fraude na utilização de benefícios fiscais

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Receita Estadual ao centro, logo abaixo de um ícone com o desenho do mapa do Rio Grande do Sul com algumas moedas empilhadas sobre ele, uma delas está em pé e tem um cifrão desenhado dentro. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Receita Estadual deflagrou, nesta terça-feira (12/12), a Operação Lupulus, voltada à fiscalização no setor de bebidas. Os alvos são três empresas fabricantes de cervejas artesanais que apresentam indícios de irregularidades e sonegação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O objetivo é obter evidências que corroborem os indícios de fraude na utilização de benefícios fiscais concedidos a microcervejarias e analisar operações de vendas sem a escrituração de documentos fiscais. Também são verificadas operações de industrialização por encomenda sem a correta tributação e remessas para supostos armazéns gerais. As práticas irregulares implicam em evasão de recursos dos cofres públicos e causam danos irreparáveis aos concorrentes que cumprem corretamente as obrigações fiscais.

Ao todo, 23 auditores-fiscais, oito técnicos tributários e quatro policiais militares participam da ação, que é coordenada pelo Grupo Especializado Setorial de Bebidas (GES Bebidas), localizado na Delegacia da Receita Estadual em Porto Alegre (1ª DRE). A atuação ostensiva conta também com participação de servidores das delegacias da Receita Estadual em Caxias do Sul (3ª DRE) e Novo Hamburgo (4ª DRE), além da área de informática forense da administração tributária gaúcha.

Por meio das operações deflagradas, a Receita Estadual vem intensificando a atuação em diversos ramos da economia. Além de buscar recuperar os valores devidos aos cofres públicos e combater a sonegação, as ações buscam proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos e coibir a concorrência desleal entre empresas.

Receita 2030+ e os Grupos Especializados Setoriais

O Receita 2030+, apresentado em abril de 2023, conta com medidas para os próximos quatro anos e um horizonte de resultados de médio e longo prazo. O conceito por trás das 30 medidas de modernização tributária é o de gerar valor público para a sociedade por meio da entrega de uma Receita digital, o que significa que as novas tecnologias e tendências possam ser usadas em prol da simplificação, produzindo impacto real para a vida das pessoas.

As 30 iniciativas do Receita 2030+ estão alocadas em seis valores públicos estratégicos: simplificação; transformação digital; desenvolvimento institucional; diálogo e relacionamento; conformidade tributária; e desenvolvimento econômico e social. A especialização na fiscalização e o combate às fraudes fiscais, com ênfase no uso de dados e da tecnologia, são prioridades no âmbito do programa. Nesse contexto, a Receita Estadual conta atualmente com 17 Grupos Especializados Setoriais (GES), dentre os quais está o GES Bebidas.

Texto: Ascom Sefaz
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul