Recortes Internacional apresenta série sobre a história da arte latino-americana
Publicação:
O programa Recortes Internacional exibe uma nova série a partir de quarta-feira (15). Mestizo: Una História del Arte Latinoamericano foi produzida pelo Canal Encuentro da Argentina e conta com treze documentários. O Recortes Internacional exibirá dois documentários por programa.
Uma história completa e profunda sobre as artes visuais da América Latina desde o período Pré Colombiano até a contemporaneidade. Além de contar com as imagens mais significativas da arte latino-americana, a série reflete sobre a relação existente entre os artistas de diferentes países, a influência que exercem em outra regiões, o contexto social e político que marcou suas criações e o impacto que essas distintas expressões têm sobre a identidade latino-americana. A série contém mais de 194 entrevistas com pesquisadores, curadores e artistas de toda a América Latina; e o registro de obras dos principais museus e coleções das regiões do México, Guatemala, Cuba, Colômbia, Venezuela, Peru, Brasil, Bolívia, Paraguai, Chile, Uruguay e Argentina.
No último programa, serão exibidas seis Escenas Callejeras, produzidas pela TV Ciudad do Uruguai.
Programação:
Quinta-feira, 15 de maio, às 23h30
Horário alternativo domingo, 18 de maio, às 17h
Bloco 1: El poder del sol
Uma vasta descrição da produção artística dos povos originários. Certos elementos chaves contribuem para a compreensão dessa arte estreitamente relacionada com a religião e a cosmovisão destas culturas.
Bloco 2: El poder de la imagen
O barroco trazido pelos conquistadores espanhóis e portugueses se impõe em suas colônias. Neste capítulo se descobre o barroco da selva, a marca da arte colonial jesuítica.
Quinta-feira, 22 de maio, às 23h30
Horário alternativo no domingo, 25 de maio, às 17h
Bloco 1: Espadas, oro y altares
Uma revisão da pintura do período barroco na América Latina. As escolas pictóricas com características próprias que surgem nos séculos XVII e XVIII no Equador, Peru e Bolívia.
Bloco 2: Retratos de la independencia
Com as revoluções independentistas do século XIX, a produção artística começa a plasmar a própria história dos povos livres. O retrato dos herois patriotas e a criação da iconografia nacional.
Quinta-feira, 29 de maio, às 23h30
Horário alternativo no domingo, 1º de junho, às 17h
Bloco 1: Arte en los muros
O primeiro movimento artístico com características originais gerado na América Latina. A obra monumental de Rivera, Orozco e Siqueiros. Uma arte popular com marca moderna.
Bloco 2: Nuevos lenguajes
As primeiras vanguardas do século XX. A busca por novas linguagens. A modernidade e o rompimento com o academicismo.
Quinta-feira, 5 de junho, às 23h30
Horário alternativo no domingo, 8 de junho, às 17h
Bloco 1: Recuperar la mirada
As raízes culturais e as lutas sociais transladadas ao campo da arte. Indigenismo: a revalorização e recuperação das temáticas e linguagens visuais indígenas.
Bloco 2: Más allá de la realidad
As manifestações do movimento surrealista na América Latina. A marca da cultura latino americana: o realismo mágico.
Quinta-feira, 12 de junho, às 23h30
Horário alternativo no domingo, 15 de junho, às 17h
Bloco 1: Punto / Línea / Plano
A pintura se liberta do objeto e da figura e passa a ser uma livre composição de formas e cores. Um mundo racional e equilibrado que translada para a arte a perfeição da geometria.
Bloco 2: Destrucción de la forma
O informalismo rompe com aquele mundo harmonioso, perfeito e racional que haviam criado os artistas geométricos. O limite da arte, a expressividade pura.
Quinta-feira, 19 de junho, às 23h30
Horário alternativo no domingo, 22 de junho, às 17h
Bloco 1: POP!
Arte de masas. Los medios masivos como vehículo y soporte de la expresión artística. La desbordante experimentación durante la década del 60.
Bloco 2: Militância artística
Argentina Diretor: Julio Bertolotti
Ao final dos anos 60, a política, a militância e a luta revolucionária têm a arte como aliada. Os artistas jovens usam sua arte como forma de protesto e luta.
Quinta-feira, 26 de junho, às 23h30
Horário alternativo no domingo, 29 de junho, às 17h
Bloco 1: Arte sin fronteras
Aborda a influência que exercem e exerceram os distintos períodos e movimentos artísticos sobre a produção dos artistas contemporâneos da América Latina.
Bloco 2: Escenas Callejeras, produzidas pela TV Ciudad do Uruguai.
Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305