Recursos da Lei da Solidariedade garantam ampliação da APAE de Garibaldi
Publicação:

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começou a ser comemorada na ultima sesta-feira (21), com uma grande conquista em Garibaldi: a inauguração do novo prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A obra contou com o repasse de R$ 550 mil através da Lei da Solidariedade do governo do Estado, em parceria com as empresas da Tramontina Garibaldi S/A, Bortolini Indústria de Móveis LTDA, Italínea Indústria de Móveis LTDA e Jomat Indústria de Artefatos de Cimento LTDA e Simonaggio e Cia LTDA.
O projeto, batizado pela entidade de Solidificando a Cidadania, foi complementado com a arrecadação de recursos junto à sociedade, perfazendo o total de R$ 1 milhão investidos na construção da nova estrutura. “Vivenciamos com esta obra um grande exemplo de inclusão. A APAE não apenas está inserida nesta comunidade, como a própria comunidade abraça a APAE. Da mesma forma, o Executivo e as empresas emprestam seus recursos para ampliar e fortificar esta parceria que beneficia toda a nossa sociedade, acolhendo nossas crianças e adolescentes proporcionando uma vida de aprendizado e oportunidade”, destacou o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier.
A entidade, localizada na Rua Carlos Barbosa, recebe 155 usuários de Garibaldi e das cidades de Boa Vista do Sul e Coronel Pilar. O novo prédio ocupa uma área de 747,5 metros quadrados e abriga cozinha, refeitório, garagem e três salas para oficinas. Todos os espaços obedecem às exigências de acessibilidade e concentram os atendimentos nas áreas de assistência social, educação e saúde.
Todos os serviços são gratuitos e visam a capacitar e inserir os alunos no mundo do trabalho, proporcionando melhoria na qualidade de vida pessoal e familiar, promoção e integração à vida comunitária e defesa de direitos, buscando a formação de cidadãos. Entre os projetos desenvolvidos estão Mercado de Trabalho, Oficina Protegida Terapêutica e Pedagógica, Projeto Inclusão Escolar e Ponto de Cultura Fazendo a diferença.
Logo na entrada, os alunos Rodrigo Loss e Cristian Ogliari recebiam com alegria os amigos e visitantes como a presidente da entidade, Neusa Bertelli Sartori; a autodefensora da APAE e representantes dos alunos, Diana Rossi; a presidente nacional das APAES, Araci Ledo; e o prefeito Antonio Cetolin.
Texto: Gisele Ortolan/STDS
Edição: Léa Aragón/CCom