Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Recursos para projetos com crianças e adolescentes podem ser doados no Imposto de Renda

Publicação:

A declaração de Imposto de Renda (IR), que termina no dia 30 de abril, representa uma oportunidade para ajudar crianças e adolescentes gaúchos. A partir deste ano, o contribuinte pode, por meio da declaração no site da Receita Federal, fazer sua doação ao Fundo Estadual da Criança e do Adolescente (Feca). Pelo prazo anterior, o contribuinte tinha que doar até dezembro e depois descontar do IR o valor doado.

Pessoas físicas e jurídicas podem doar até 3% do seu IR. Para isso, pode fazer a declaração pelo modelo completo e, no Guia de Doações, escolher o fundo para o qual quer doar. O valor disponível para doação é indicado automaticamente. O avanço na forma de doação deve fazer com que mais pessoas se mobilizem para doar e, consequentemente, favorecer mais projetos e crianças, diz a gestora do Feca, Rosane Uszacki.

Os projetos que poderão ser beneficiados pelos recursos arrecadados no Feca são selecionados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. No ano passado, 44 projetos foram escolhidos para dividir o R$ 1,5 milhão arrecadado com o fundo.

Texto: Priscila Abrantes
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul