Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rede Escola de Governo avalia parceria com a Universidade de Pequim

Publicação:

Durante a missão gaúcha à China, a Rede Escola de Governo obteve resultados satisfatórios em agenda no Oriente. A diretora de Educação e Formação da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Sandra Bitencourt, visitou na quarta-feira (4), a
Rede Escola de Governo avalia parceria com a Universidade de Pequim

Durante a missão gaúcha à China, a Rede Escola de Governo obteve resultados satisfatórios em agenda no Oriente. A diretora de Educação e Formação da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Sandra Bitencourt, visitou na quarta-feira (4), a Universidade de Pequim, a maior e mais importante da China.

Acompanhada do diretor-presidente da Procergs, Carlson Janes Aquistapasse, Sandra afirmou que o objetivo da visita foi apresentar o trabalho desenvolvido pela FDRH/Rede Escola de Governo aos diretores das faculdades da universidade. Os professores chineses propuseram uma parceria entre a instituição gaúcha e a Escola de Governo da Universidade de Pequim. A ideia é formular e executar um curso online voltado à administração pública. Ficou acertada ainda a tarefa de conhecer e compatibilizar as tecnologias de ambas as redes e definir os temas de interesse.

Ao destacar a parceria, Sandra garantiu que a instituição chinesa tem alto nível de comprometimento na formação profissional dos servidores públicos. A Escola de Governo da Universidade de Pequim existe há dez anos. O mestrado em Administração Pública tem 200 alunos por ano. Desses, 80% são servidores públicos e a maioria, 70%, é do governo central. Em julho deste ano, completaram 2 mil alunos formados. Eles valorizam muito o conceito de rede de colaboração. Além da cooperação com outras instituições, vários departamentos da universidade podem colaborar com a Rede Escola de Governo.

De acordo com Jian Zhang, da faculdade de Ciência Política da Universidade de Pequim, o interessante do projeto brasileiro é que a Rede Escola de Governo do RS consegue concretizar uma experiência que envolve governo, metodologia inovadora, tecnologia e múltiplos relacionamentos.

Participaram da reunião, o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Centro de Pesquisa em Desenvolvimento da Universidade de Pequim, o professor PHD, Ming Zheng Xiao, além do diretor da faculdade de Administração Pública, Zhixiao Hang. A intérprete Társila Borges acompanhou o encontro representando a Embaixada Brasileira na China.



Texto: Lise Aydos
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul