Rede Escola de Governo recebe gestores municipais de todo o RS para curso de qualificação
Publicação:
A turma do curso de extensão sobre elaboração de projetos sociais e uso do sistema de convênios do Governo Federal, que teve início nesta terça-feira (08), é praticamente um desenho do mapa do Rio Grande do Sul. Os 45 alunos inscritos representam diversas regiões do Estado. Da região Metropolitana à Fronteira Oeste, das Missões à Serra e do Norte ao Sul, vieram gestores municipais que participam do curso de 60 horas promovido pela Rede Escola de Governo, em parceria com o Gabinete dos Prefeitos e com execução da Universidade Feevale.
Essa é a oitava turma desenvolvida no Programa de Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014, que tem como foco aprimorar os processos de administração e gestão do Estado no que se refere à organização para a Copa do Mundo de Futebol FIFA no Brasil. Além da recepção a esse grande evento, os gestores também se habilitam a elaborar projetos em diferentes segmentos, a fim de captar recursos e garantir o desenvolvimento de seus municípios.
Pequenas e jovens prefeituras, como a de Engenho Velho, com pouco mais de 2 mil habitantes, no Noroeste do Estado, podem trocar informações com cidades maiores e mais experientes, como Livramento, São Gabriel, Garibaldi e Venâncio Aires. Consórcios, como o Intermunicipal Centro-Sul, que reúne 33 cidades, também trouxeram representantes, elevando o número de cidades beneficiadas para ao redor de 80.
A coordenadora do programa na Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), Márcia Terra, explica que a Fundação fez um planejamento especial para recepcionar os gestores, com mapeamento de hotéis, restaurantes e transporte, além de ajustar a periodicidade das aulas. Colocamos as aulas nas terças, quartas e quintas-feiras, a fim de viabilizar a presença de quem vem de longe. Entre uma semana e outra, há intervalos com atividades não presenciais, para que o gestor não abandone suas tarefas no município e ao mesmo tempo se qualifique, explica Márcia.
O diretor de Qualificação do Gabinete dos Prefeitos, Paulo Renato Rodrigues, responsável pela mobilização das prefeituras, esteve presente na abertura do curso, lembrando que, desde o ano passado, o Gabinete planeja essas ações. Esse é um sonho realizado. A primeira parceira buscada pelo Gabinete foi a FDRH. É uma satisfação ver que as prefeituras estão dispostas a se qualificar, porque esse é o caminho, destacou.
A diretora de Educação e Formação da FDRH, Sandra Bitencourt, destacou que o curso ilustra muito bem a proposta da Rede Escola de Governo ao buscar a transversalidade na administração e parcerias com os municípios e instituições de ensino superior para construir conhecimentos que desenvolvam o Estado e melhore o serviço público. Esses municípios são pioneiros e multiplicadores de um valor essencial para pensar em desenvolvimento com inclusão e resultados para a sociedade. Pretendemos implementar muitas outras experiências nesse sentido, garante Sandra.
Os municípios e consórcios municipais deverão firmar nos próximos dias Termo de Cooperação com a FDRH para dar prosseguimento às ações. Veja as prefeituras participantes:
- Alto Jacuí
- Caçapava
- Garibaldi
- Vitória das Missões
- Cerro Branco
- Porto Lucena
- Capão do Leão
- São Vicente do Sul
- Pedras Alta
- Engenho Velho
- Lindolfo Collor
- Herval
- Capão Cipó
- Consórcio Intermunicipal Centro-Sul
- Nova Roma do Sul
- Guaíba
- Engenho Velho
- Venâncio Aires
- Vera Cruz
- São José do Sul
- São Gabriel
- Maratá
- Cacequi
- Garibaldi
- Mostardas
- Piratini
- Três de Maio
- Boa Vista das Missões
- Barra da Guarita
- São Gabriel
- SME-Santana do Livramento
- UFRGS
Texto: Luiz Alberto Rodrigues
Edição: Redação/Secom (51) 3210-4305