RedeSimples agora conta com 167 municípios integrados no Estado

Desenvolvimento card RS Novas Façanhas
-

Mais um município gaúcho passa a fazer parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples) no Estado: Porto Vera Cruz. A rede foi lançada oficialmente na última sexta-feira (14/6) na cidade de Porto Vera Cruz. A iniciativa é uma parceria da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), do Sebrae/RS e de prefeituras. O sistema estabelece os procedimentos para simplificar e integrar os processos de abertura, alteração, baixa e legalização de empresários e de pessoas jurídicas com uma entrada única de dados e documentos, reduzindo a burocracia. Conforme dados da Receita Federal, o Rio Grande do Sul ocupa o 14º lugar no país no ranking da RedeSimples.

Segundo o presidente da JucisRS, Flávio Koch, a adesão de mais um município à Rede é o resultado positivo do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Junta em parceria com o Sebrae/RS e os gestores municipais. Até o final deste ano, a previsão é de integrar mais 94 cidades, totalizando 261. Em junho, aderiram à Redesimples os municípios de Almirante Tamandaré, Coqueiros do Sul e Tio Hugo. No cronograma do Sebrae/RS, Nova Roma do Sul, Alecrim, Crissiumal, Vila Flores e Alto Feliz devem ser os próximas a integrar o sistema no Estado.

“A Redesimples é uma etapa da Junta Digital fundamental para que os empreendedores do Estado tenham mais agilidade no processo de abertura de suas empresas”, enfatiza Koch. A redução do tempo de registro das empresas e da burocracia, o aumento do número de formalizações e de vagas no mercado de trabalho, bem como o incremento na economia, foram apontados por Koch como as principais vantagens da nova ferramenta.

A agente de Desenvolvimento de Porto Vera Cruz, inspetora tributária Carla Raquel Adams Osinski, destaca que, com o funcionamento da RedeSimples, os responsáveis por escritórios contábeis e os usuários dos municípios de Santa Rosa, Santo Cristo e Porto Lucena não precisam mais se dirigir à Sala do Empreendedor daquela cidade, já que a consulta de viabilidade, por exemplo, pode ser feita online. “Queremos dar mais agilidade aos processos de constituições de empresa incentivando o empreendedor”, afirmou.

Desde 2014, a JucisRS e o Sebrae/RS são parceiros na implantação da Rede no Estado, simplificando procedimentos. Fazem parte do processo Receita Federal, Vigilância Sanitária/RS, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Secretaria da Fazenda e prefeituras.

Texto: Denise Rodrigues/Ascom JucisRS