Região 1, dos vales do Caí e do Sinos, deve ter investimentos de R$ 143,19 milhões

São 70 municípios nos Coredes do Vale do Caí, Metropolitana do Delta do Jacuí, Centro-Sul, Vale do Sinos e Paranhana

Avançar card
-

Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma cartela de privatizações.

O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.

Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer). A abrangência das regiões está detalhada com base nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Na R1, que abrange 70 municípios das regiões Corede do Vale do Caí, Metropolitana do Delta do Jacuí, Centro-Sul, Vale do Rio dos Sinos e Paranhana Encosta da Serra, a previsão de investimento é de R$ 143,19 milhões.

As obras de pavimentação da VRS-874, que liga São José Hortêncio ao entroncamento com a ERS-122, em São Sebastião do Caí, foram concluídas na R1 durante a atual gestão.

Avançar

O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.

Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, já detalhado acima, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.

Confira o detalhamento das intervenções que serão realizadas na R1:

Acessos municipais

O plano de obras prevê recursos necessários para a conclusão do acesso municipal a Cerro Grande do Sul. A previsão é de que sejam necessários R$ 15 milhões para a finalização dos 25 quilômetros do acesso. A obra deve ser concluída após 2022.

Ligações regionais

O plano de obras prevê recursos para três ligações regionais na R1, com previsão de investimento de R$ 99,59 milhões.

Obras complementares da ERS-118: 21,5 quilômetros de extensão, com valor previsto de R$ 54,3 milhões. O trecho deve ser concluído ainda em 2021.

Viamão–Porto Alegre (bairro Lami), na ERS-118: são 18,9 quilômetros, com previsão de investimento de R$ 17,6 milhões. A obra deve ser concluída em 2022.

Serra Grande–Santa Maria do Herval, na ERS-373: são 17,2 quilômetros de rodovia, com investimento previsto de R$ 27,6 milhões. A obra deve ficar pronta após 2022.

Conservação e recuperação

O plano de obras prevê investimento de R$ 25,5 milhões em obras de recuperação e conservação de 257,2 quilômetros de rodovias na R1.

Veja os trechos que serão contemplados:

R1 tabela

Contratos de apoio técnico e projetos

Serão necessários R$ 910 mil para a elaboração e readequação de projetos executivos para os acessos municipais a Barão do Triunfo (20 quilômetros) e a Mariana Pimentel (16 quilômetros).

Convênio

O Estado ainda deve investir cerca de R$ 2,1 milhões no pagamento de convênios que estão ativos em dois municípios.

Em Dois Irmãos, a obra já está 60% concluída. Em Riozinho, porém, ainda é necessária a contratação do projeto executivo para viabilizar a obra de pavimentação da ERS-239.

Texto: Suzy Scarton