Região 9, Alto Uruguai e regiões próximas, deve ter investimento de R$ 220,7 milhões

Avançar card
-

Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma cartela de privatizações.

O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias.

Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer). A abrangência das regiões está detalhada com base nas regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Na R9, que abrange 130 municípios das regiões Corede no Nordeste, Alto da Serra do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Norte, Rio da Várzea, Nordeste e Produção, a previsão de investimento é de R$ 220,7 milhões.

Algumas obras já foram entregues na R9. UMA DELAS é o o acesso ao município de Carlos Gomes. Os 14,5 quilômetros foram totalmente pavimentados, com investimento de mais de R$ 2,8 milhões. A obra foi concluída em setembro de 2020. A ligação asfáltica entre o município de Muliterno e a BRS-285, 462 também já está concluída. O investimento nos 13,4 quilômetros foi de cerca de R$ 1,8 milhão. Por fim, também já está finalizada a pavimentação dos 6,3 quilômetros de acesso a Santo Antônio do Palma, na ERS-458.

Avançar

O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade.

Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões.

Confira o detalhamento das intervenções que serão feitas na R9:

Acessos municipais

Na R9, há previsão de conclusão, em 2022, de 11 obras de acessos municipais. O investimento nos 80 quilômetros será de R$ 116,8 milhões.

Os acessos municipais são em Ametista do Sul, Benjamin Constant do Sul, Capão Bonito do Sul, Centenário, Cruzaltense, Mariano Moro, Novo Tiradentes, Pinheirinho do Vale, Ponte Preta, São José das Missões e São Pedro das Missões.

Ligações regionais

Serão investidos cerca de R$ 34,7 milhões na conclusão de três ligações regionais na R9. As obras devem ser finalizadas em 2022. São as ligações de Iraí a Planalto, na ERS-324, de Tapejara a Charrua, na ERS-430, e de Redentora a Dois Irmãos, na ERS-330, totalizando 23 quilômetros.

Conservação e ampliação

Na R9, serão aplicados R$ 57,3 milhões em obras de conservação e recuperação de trechos de rodovias, com extensão total de 523,2 quilômetros.

Veja os trechos que serão contemplados:

R9b tabela
R9a tabela

Contratos de apoio técnico e projetos

Estão previstos investimentos de R$ 3,9 milhões na elaboração e readequação de 10 projetos executivos. São 10 acessos municipais que, somados, correspondem a 160,8 quilômetros: Barra do Rio Azul, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Entre Rios do Sul, Faxinalzinho, Itatiba do Sul, Lagoão, Quatro Irmãos, Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul.

Convênios

O plano de obras ainda prevê o investimento de R$ 7,1 milhões para o pagamento de convênios na ativa nas cidades de Barra do Rio Azul e de Barros Cassal.

Texto: Suzy Scarton