Região Metropolitana começa definição de prioridades para o Orçamento Estadual 2012
Publicação:

A Região Metropolitana de Porto Alegre já começou a definição das prioridades para o Orçamento Estadual 2012. Na noite desta segunda (20), foram realizadas as audiências públicas em Porto Alegre e Montenegro, debatendo as áreas e programas do Plano Plurianual (PPA). A partir de uma apresentação feita por representantes do Governo do Estado, e com a coordenação conjunta dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), os cidadãos presentes puderam debater as ações que consideram estratégicas para suas regiões.
As Audiências Públicas Regionais fazem parte da primeira etapa de discussão participativa do Orçamento Estadual 2012. Ainda serão realizadas outras duas etapas de debates, para definir os projetos que vão à votação da população em 10 de agosto. Nesta primeira etapa, podem ser escolhidas, em cada audiência, até 10 áreas prioritárias. Em Porto Alegre, foram definidas:
- Habitação e Saneamento; Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Saúde; Trabalho e Desenvolvimento Social; Segurança Pública; Infraestrutura e Logística; Agricultura, Pecuária e Agronegócio, e Educação.
Em Montenegro, a audiência da região do Vale do Caí definiu as seguintes áreas:
- Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico; Desenvolvimento e Promoção de Investimentos; Desenvolvimento Rural e Cooperativismo; Habitação e Saneamento; Segurança Pública; Saúde, e Política para Mulheres.
Desenvolvimento regional
Cerca de 300 pessoas participaram dos dois encontros. O presidente do Corede Vale do Caí, Clóvis Assmann, destaca a importância de priorizar projetos estruturantes que irão garantir um desenvolvimento regional de longo prazo para a região. É o fortalecimento da participação popular, através da efetivação de um Sistema Estadual de Participação Cidadã, em que o Estado vai dialogar diretamente com a população do Rio Grande do Sul, explica o coordenador da Participação Popular e Cidadã do Vale do Caí, Ricardo Agádio Kraemer.
Em Porto Alegre, coordenaram a audiência o presidente do Corede Metropolitano Delta do Jacuí, Sergio Cardoso, e o coordenador de Participação na região, Adalberto Fontoura Júnior. Ainda nesta segunda (20/06), as audiências públicas realizadas em Pelotas (Região Sul) e Sananduva (Região Nordeste) reuniram cerca de 400 pessoas.
Nesta terça-feira (21) o calendário das Audiências Públicas Regionais do Orçamento Estadual 2012 continua:
Corede RIO DOS SINOS - 18h30 - Escola Municipal Maria Gusmão Brito - São Leopoldo;
Corede SERRA - 18:30 - Auditório CARVI - Campos UCS em Bento Gonçalves
Corede CAMPANHA - 20h - Câmara de Vereadores - Caçapava do Sul;
A promoção e organização dos debates regionalizados do Orçamento Estadual 2012 são da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs), com apoio do Gabinete do Vice-Governador, Gabinete dos Prefeitos e Relãções Federativas e Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).
Texto: Carine Prevedello
Foto: Eduardo Seidl
Edição: Redação Secom (51)3210-4305