Região Sul terá Escritório da Sala do Exportador
Publicação:
Apoiar as empresas gaúchas a ingressar no mercado internacional, esclarecendo dúvidas e projetando mercados em potencial para cada segmento de exportação é um dos objetivos da Sala do Exportador, um projeto desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, que agora terá um escritório para a Região Sul.
Na próxima sexta-feira (8), durante a Exposição Internacional do Arroz - Expoarroz, que acontece de 6 a 9 de maio, em Pelotas, o secretário adjunto do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, assina protocolo de intenções com a Prefeitura Municipal de Pelotas para instalação da Sala do Exportador na cidade, que deverá funcionar na CIC local. Os municípios de Caxias e Bento Gonçalves já dispõem de escritórios com os serviços da sala.
A Sala do Exportador, que integra o Programa Estruturante Mais Trabalho , Mais Futuro, atende aos interessados diretamente, por telefone através do 0800 77.00.970 discagem direta gratuita e via portal do exportador que mantém um cadastro de mais de 3.300 empresas exportadoras e importadoras. Visa, ainda, centralizar não só o assessoramento às empresas, bem como disponibilizar serviços já consagrados e necessários ao exportador, como o Exporta Fácil, dos Correios e Telégrafos, serviços de despacho aduaneiro e balcão de comércio exterior do Banco do Brasil entre outros.
São parceiros no projeto a BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, Banco do Brasil, Correios e Telégrafos e Caixa RS. O suporte institucional fica de responsabilidade do Sebrae-RS, Fiergs, Mdic, Banrisul e Brde.